O designer e artista holandês Daan Roosegaarde transformou um campo de alho-poró comum em um deslumbrante show de luzes em celebração às plantações que nos alimentam.
O show de luzes, que leva o nome de GROW, usa feixes de luz LED para criar uma paisagem de sonhos e se baseia na ciência fotobiológica, que sugere que certas combinações de espectros de luz podem realmente proporcionar colheitas mais saudáveis.
O projeto é ideia do Studio Roosengaard, que visa “fazer do fazendeiro um herói” e celebrar os campos que cultivam nossos alimentos sustentáveis com uma combinação de arte e Ciência.
O humilde campo de alho-poró é transformado à noite em um palco sobre o qual milhões de “espíritos vermelhos e azuis” aparecem para dançar, enquanto raios de luz lançados por projetores nos limites do cercado pegam cada folha e cada gota de orvalho.
“GROW é a paisagem dos sonhos que mostra a beleza da luz e da sustentabilidade. Não como uma utopia, mas como uma protopia, melhorando passo a passo”, diz Roosengaarde no site do projeto.
As cores e intensidades particulares são baseadas em novas ciências agrícolas que demonstram como diferentes espectros de luz podem aumentar o crescimento das plantas, o que significa que GROW não é só um show de luzes, mas também fornece alimentos maiores e mais saudáveis aos consumidores, o que pode ser cultivado usando menos pesticidas.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Fotos: Studio Roosegaarde.