Aqui está uma pergunta rotineira feita em entrevistas de emprego, primeiros encontros, jogos de mesa e assim por diante: Qual é a coisa mais importante que você procura em outras pessoas?
Em geral, a resposta permanece a mesma: segura acima de tudo. Quando pressionado, muitas vezes tropeço e recorro a algo banal: honestidade, humor, confiança, carisma, etc. Essas são boas respostas, mas não são as minhas estimativas corretas.
E assim um dia eu sentei no meu sofá de pluma e realmente tentei reduzir a essência daquilo que faz pessoas realmente admiráveis e especiais exatamente isso.
Analisei pessoas que eu admirei, pessoas pelas quais me atraí e pessoas com quem simplesmente não conseguia sonhar ficar sem. E descobri que a resposta nunca poderia ser apenas uma coisa, e que muitas das coisas que eu acho que admiro são manifestações de outras coisas mais profundas que eu mais admiro.
Aqui estão os três componentes que, quando tomados em conjunto, criam uma supernova fascinante de uma pessoa – alguém que pode comandar uma sala e controlar seu destino, alguém que pode ser tanto altruísta quanto inteligente. E assim eu os dou a você e faço um caso para cada um.
Humildade
Esse traço é a raiz de todo crescimento, aprendizado e bondade. É a crença de que você ainda não é tão grande que sua mente não possa ser aberta, e é a presença de espírito lembrar que somos todos iguais e que a injustiça contra alguém é uma injustiça contra todos. É, categoricamente, uma ausência de direito.
As pessoas que demonstram humildade deixam seu trabalho falar por si, permanecem estóicas diante de seu próprio sofrimento, e lembram a si mesmas – e aos outros – que a vida é frágil e, portanto, valiosa. A humildade domina a ignorância e cultiva a graça. Eu quero isso nas pessoas que eu amo.
Curiosidade
Sem curiosidade, você não pode ser cativante ou até engajador, nem – o mais rudimentar de todos – bem-sucedido. É francamente impossível. Curiosidade conduz uma busca insaciável por conhecimento, cultura, novidade, experiência, beleza, arte e conexão.
É o alicerce sobre o qual você pode construir uma vida repleta de histórias, lembranças, conquistas e relacionamentos. Pessoas que exibem curiosidade podem se tornar mestres, ou polímatas, ou autores – mas devem primeiro ter sempre uma mente aberta. Eles primeiro procuram ouvir, absorver, imergir, atravessar.
O mundo é muito grande e seu tempo é muito curto para sempre permanecer plenamente satisfeito em sua busca sem quaisquer novas ideias que passem na frente deles.
Eu quero que as pessoas ao meu redor permaneçam curiosas, examinando rotineiramente o mundo através de novos olhos e usando seus olhos para encontrar novos cantos do mundo.
Empatia
Esse traço é a droga milagrosa da humanidade. É o atributo mais simples e doce que se pode ter, e o que vale mais a pena cultivar para o sucesso social. A empatia aproxima as pessoas e faz com que os outros se sintam compreendidos e menos sozinhos por dentro.
E se há uma coisa em que todos queremos nos tornar um pouco menos, é só isso. Quando vejo pessoas realmente compreensivas, vejo pessoas que realmente se importam, mas também pessoas que nos lembram que às vezes tudo bem estar ainda com outra pessoa e não invadir seu espaço ou invadir seus limites.
Esta capacidade única de entender o mundo através dos olhos dos outros e cortar o coração do que os outros estão sentindo e experimentando. A empatia gera compaixão, conexão e amor. É um importante precursor para a honestidade.
Você deve ter notado que os três estão intimamente relacionados. Isto não é um mero acidente. De fato, quando você acumula humildade, curiosidade e empatia, você pode facilmente ver como eles se amplificam.Humildade é a alma. Curiosidade é a mente. Empatia é o coração.
Humildade é como você se valoriza. Curiosidade é como você valoriza seus outros. Empatia é como você valoriza os laços entre você e os outros.Humildade é o solo do conhecimento. Curiosidade é a água que ajuda a crescer.
A empatia é a luz do sol que nos mostra o caminho a seguir.E se você pegar dois sem o terceiro, estará perdendo um componente crucial: pessoas humildes, curiosas e apáticas são negligentes.
Pessoas humildes, insatisfeitas e empáticas são sensíveis, mas não muito interessantes. Pessoas empáticas, curiosas e empáticas são exaustivas. Mas quando você as une, você cria uma tríade benevolente.
Essas três características são a chave para se tornar quente, inteligente e memorável. São irreprimíveis e irresistíveis. São minhas qualidades favoritas nos outros: as mais atraentes, as mais fortes, as mais admiráveis. E quer eu esteja contratando, namorando ou aprendendo com eles, essas são as qualidades que eu procuro acima de todas as outras.
TEXTO ORIGINALMENTE PUBLICADO NO MEDIUM POR JOHN GORMAN
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…
A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!