Jackson César Buonocore

As amizades verdadeiras são fundamentais para nossa saúde mental

O mundo hiperconectado se recusa a dar a devida importância à amizade e empurra as pessoas a pensar somente em si mesmas, com objetivo de trabalhar para consumir, competir sem tréguas e desacreditar nas relações afetivas e solidárias.

Por isso, tem muita gente que não confia nos sentimentos de amizade, já que foram vítimas do “amigo da onça”, que é aquele que se mostra amigo apenas nas horas boas ou felizes, contudo, é alguém que, ao mesmo tempo, não se pode acreditar, pois é um falso e oportunista.

Ele é uma figura típica em nossa sociedade de consumo. O termo “amigo da onça” surgiu com o cartunista Péricles Maranhão, para indicar um sujeito cafajeste e debochado, um personagem que se tornou popular, e o conceito espalhou-se pelo País.

Hoje, temos muitos amigos virtuais, que nem conhecemos e com intenções duvidosas, que são do tipo de amizades efêmeras, como a mesma intenção do amigo da onça. Também há risco de ver nesses amigos aquilo que unicamente agrada, não percebendo quem são realmente essas pessoas, visto que confundimos o virtual com o real.

Apesar disso, não podemos afirmar que não existe amizade verdadeira. Segundo o filósofo Aristóteles, os homens maus têm amizades de acordo com o seu prazer e utilidade, e nunca terão uma amizade perfeita. Mas os homens bons estabelecem amizades em todos os aspectos positivos, com exigências invulneráveis às intrigas e mentiras.

Portanto, nesse mundo de incertezas, a amizade é uma virtude necessária à vida humana. Logo, a amizade se caracteriza entre pessoas que têm fortes laços de lealdade, proteção, intimidade, reciprocidade, ajuda mútua, compreensão e confiança.

Isso parece utópico, mas não é uma vez que as relações de amizade são vitais para nossa saúde mental e emocional. Assim, os verdadeiros amigos são confidentes e companheiros, que compartilham uns com os outros suas ideias, sentimentos, dores ou sofrimentos e dividem os momentos bons e ruins.

É importante ressaltar que a amizade acontece com aqueles com pensamentos e desejos semelhantes, porém, não necessariamente. Ela pode ocorrer entre homens e mulheres, cônjuges, namorados, irmãos e parentes, ou seja, com pessoas de diferentes vínculos afetivos e sexuais.

Enfim, mesmo que tenhamos dinheiro e sucesso, ainda assim, essas coisas não são suficientes para nossa realização plena como ser humano, porque nos faltarão amigos que compreendam as virtudes e vicissitudes que vêm dessa relação. Aliás, são nas diferenças que se compõem a verdadeira amizade.

***
Jackson César Buonocore
Sociólogo e psicanalista

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago