As chantagens emocionais: uma forma de manipulação psicológica

A palavra chantagem significa uma pressão que se faz sobre alguém, com a intenção de obter alguma coisa. Isso é feito com ameaças de revelações comprometedoras contra um indivíduo ou empresa.

As chantagens emocionais seguem o mesmo percurso, utilizando as fragilidades das pessoas. Elas são uma forma de manipulação psicológica, onde os chantagistas são capazes de prejudicar as vítimas se elas não cederem às suas intenções.

Essa manipulação é marcada por sentimento de obrigação e medo, vivenciados pelas vítimas, para atender os interesses dos chantagistas. Eles podem ser pais, filhos, cônjuges, parentes, chefes, colegas de trabalho, amigos e namorados, pois conhecem os segredos mais íntimos ou vulneráveis dos chantageados.

Na verdade, os chantagistas usam as palavras certas e comoventes para ganhar a confiança das pessoas. Porém, são egocêntricos e narcisistas, que farão de tudo para encontrar os pontos fracos das vítimas a fim de submetê-las aos seus ditames.

Por isso, a estratégia dos chantagistas é transferir a culpa, de maneira que seus problemas pareçam responsabilidade dos chantageados. Então, se temos um relacionamento com um chantagista precisamos buscar ajuda psicoterapêutica, porque agir sozinho pode acabar com a nossa autoconfiança.

Em suma, sejamos firmes, no sentido de não colocarmos em dúvida a nossa autonomia, já que os chantagistas vão tentar nos convencer a mudar de ideia. Aliás, devemos estabelecer limites que os impeçam de invadir o nosso espaço, dizendo apenas “não” ao invés de “eu não posso”.






Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista