As conquistas fundamentais da primeira infância

Por Patrícia Fonseca

Toda criança em sua primeira infância, está desenvolvendo seus sentidos e sua vida anímica, o seu pensar imaginativo e a sua capacidade de criar. Seu corpo físico está em pleno desenvolvimento ligando as primeiras experiências psicomotoras ao processo do desenvolvimento da inteligência, relação esta indispensável para a constituir a vida de relações com o mundo.

Tudo isto é alcançado através do método natural que o ser humano possui durante a infância, o brincar.

Segundo Rudolf Steiner, na primeira infância, a individualidade espiritual da criança está trabalhando intensamente por meio de seu corpo através do brincar.

Somente no brincar esta individualidade é visível. Brincar é um processo natural, indispensável para a saúde psíquica e emocional da criança.

Na idade do Jardim de Infância, o brincar das crianças são como rastros que imprimem as suas primeiras conquistas mais especializadas: o falar, o andar, o fazer, o sentir, o modelar, o amassar. o cortar , o rasgar, o pensar , o agir, o correr, o subir, o parar, o pincelar, o traçar.

Do Engatinhar ao Escrever, o corpo pontua os caminhos psicomotres que a criança percorre desde o momento em que rola de um lado para o outro, rasteja, engatinha, senta, se equilibra, fica em pé, locomove-se e torna-se apta a explorar o mundo ao seu redor por meio da brincadeira, até conquistar a primeira escrita de letras, considerando todas as conquistas complexas que a levaram a esse sistema simbólico de comunicação humana. Andar e falar não são atributos físicos que uma criança adquire naturalmente, são conquistas fundamentais no seu relacionamento com o cosmo e com os outros seres humanos.

As marcas de seu desenvolvimento psicomotor, teve início antes mesmo de sua chegada à Terra. O movimento corporal da criança pequena é a base para o seu aprendizado intelectual posterior.

A criança tem muitas forças vitais, mas precisa dos adultos para ajudá-la a equilibrá-las e integrá-las à personalidade em formação.

A brincadeira realiza tudo isso com criatividade e as Jardineiras Waldorf (professoras ) realizam tudo isto com muito amor e respeito à criança.

Cores, gestos, sons, expressões, tons de voz, qualidades nos materiais e nas atividades diárias de um Jardim Waldorf, fazem parte de uma rotina saudável, chegando a representar o ambiente do Lar.

A criança pequena tem competências imitativas ilimitadas, que são a expressão de um um profundo desejo de aprender, de explorar o mundo, de pesquisá-lo.

A repetição de brincadeiras, ouvir as mesmas histórias, fazer o pão várias vezes, empilhar toquinhos diariamente e vê-los cair, é fascinante para as crianças.

A brincadeira é a expressão do espírito humano.

TEXTO ORIGINAL DE ANTROPOSOFY

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Marcello Antony se emociona ao falar sobre adoção de filho com HIV: “Pode morrer agora, mas é meu filho”

Em recente entrevista, o ator de 60 anos surpreendeu ao compartilhar histórias íntimas da vida…

5 horas ago

Série que virou febre mundial e foi traduzida para 50 idiomas está na Netflix

Fenômeno internacional mistura fé, emoção e narrativas poderosas em uma produção que surpreende até os…

6 horas ago

Você não será o mesmo após ver o impactante novo filme de Almodóvar na Netflix

Com uma narrativa delicada e atuações impecáveis, Almodóvar entrega um filme que celebra a amizade…

22 horas ago

7 indícios de que você não está em paz consigo mesmo, segundo a psicologia

Descubra os comportamentos mais comuns que revelam conflitos internos e entenda como a psicologia pode…

23 horas ago

4 traços comuns entre pessoas que detestam celebrar o próprio aniversário

Enquanto muitos esperam ansiosamente por festas e parabéns, outros preferem o silêncio — e há…

2 dias ago

Nova série da Netflix está conquistando fãs de Grey’s Anatomy; alguns dizem que é até melhor!

Segundo alguns espectadores, a nova produção da Netflix lembra as primeiras - e melhores -…

2 dias ago