As funções exercidas pelo “ pai” no desenvolvimento da personalidade

Quando o pai entra na vida de uma criança, ele se apropria dos sentimentos que ela  já alimentava pela mãe, no período da gestação. Neste momento o pai pode se ver  impotente diante da necessidade de sobrevivência  que a  criança nutre em relação a mãe.

Ele precisa desempenhar um papel muito importante; ajudar a mãe a se sentir bem e feliz em seu estado de espírito e  juntos efetuam os cuidados necessários e proporcionam uma boa adaptação do bebê ao lar.

A criança se apega a mãe integralmente e cabe ao pai se mostrar presente nessa relação para que a criança perceba a família como um todo, se este pai não se fizer presente, deixando a mãe ocupar todo o espaço existencial da criança, existe a possibilidade dela desenvolver traços de dependência afetiva.

A mãe na primeira infância ou por quase toda a vida não é vista para além do seu “papel de mãe”, e poucas vezes o desenvolvimento emocional dos filhos lhes permitem vê-la como uma pessoa, uma pessoa com necessidades, medos, inseguranças… O pai é visto em sua integridade e na sua totalidade pessoal, ele leva vantagem e confere essa vantagem aos filhos, o de ser percebido como uma pessoa, estando em melhores condições de apontar o caminho do amadurecimento, por estar menos preso a fantasia onipotente da criança.

O pai representa uma figura de autoridade, duro, implacável, severo, e gradualmente vai se transformando num ser humano que pode ser  amado e respeitado. Sua forma de ser, determina a maneira como a criança vai usar ou não esse pai, determina o que a criança deve esperar e buscar na relação paternal.

Sendo ele a  primeira pessoa que mostra à criança que ela pode confiar em mais alguém além da mãe, permitindo assim um relacionamento saudável em sociedade.

A mãe pode e deve contribuir para melhorar essa relação, como por exemplo:

  • Conceder poder de decisão, o pai também sabe o que é melhor para o filho.
  • Quando o pai dá “bronca”, a mãe precisa apoiá-lo.
  • Deixe a sós para um passeio, afinal o pai também tem o direito à momentos únicos.
  • Tarefas físicas são excelentes para estabelecer um contato e criar vínculo, delegue algumas atividades como trocar as fraldas, dar comida, mamadeira, contar histórias …

A verdadeira função do pai vem de dentro, vem da alma, vem do desejo de ter o filho, do calor de abraçar o filho, da possibilidade de se perpetuar no filho. A grande função do pai, assim como da mãe é amar, e amar é priorizar o seu bem estar, que inclui vários cuidados materiais, educacionais, emocionais e espirituais.

Os Pais precisam e devem se completar,  a mãe pode ter atitudes “fortes”, assim como o pai pode ter atitudes “maternais”, sem que isso ameace a identidade específica de cada um.

Rosana Angelo Ribeiro

Psicóloga clínica, entende que a psicologia é uma ciência que pode ser compreendida por todos. Realiza atendimento para adolescentes, a partir dos 11 anos de idade, até o momento em que a pessoa sinta a necessidade de ser ouvida e compreendida.É uma profissional que gosta de escrever em seu blog, e se dedica aos atendimentos em seu consultório.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

20 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

21 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago