COMPORTAMENTO

As pessoas se separam bem antes da separação acontecer de fato

Às vezes, nós nos surpreendemos com a notícia de que algum casal que conhecemos se separou. Ficamos perplexos, porque nada neles aparentava distância. Por outro lado, há casais em que não depositamos a mínima fé e, ainda assim, mantêm-se juntos por toda uma vida. Na verdade, ninguém sabe o que se passa entre quatro paredes de vidas que não são nossas.

Não existe riqueza maior, a um casal, do que a intimidade e é ali, no cotidiano dos relacionamentos, na cumplicidade que constroem ou destroem, que reside todo o desenrolar da afetividade que decidiram juntar. Os sentimentos transbordam ou mínguam, crescem ou rareiam, perduram ou não, de acordo com a disposição e o comprometimento de cada um dos envolvidos.

Nada sobrevive sem alimento, cuidados e atenção constantes, nem mesmo o amor que parece eterno. É preciso querer ficar junto, é preciso, antes mesmo de ser fiel, viver a lealdade em todos os minutos em que estiverem juntos. É necessário entendimento, mudança de direção, quebra de paradigmas, procurar pelo olhar do outro, enxergando-o como uma pessoa, um mundo de sentimentos, como alguém que luta e torce junto.

Na verdade, quando optam pela separação, a maioria dos casais já estava separada há muito tempo; apenas lhes faltava a coragem, a consciência, a aceitação de que ali não havia mais nada pelo que lutar. Mesmo que digam haver gente que desiste fácil demais da manutenção do relacionamento, muitos de nós lutamos até o fim, desgastando-nos, agarrando-nos ao pouco que temos, às migalhas que o outro deixa pelo caminho, porque queremos dar certo na vida, no amor. A não ser que uma decepção por demais aviltante e insuportável ocorra.

Por essa razão é que não podemos julgar as pessoas, pois pouco sabemos de suas vidas, de suas histórias, de suas lutas, de suas escuridões. Fato é que amor algum consegue suportar tudo, pois o amor tem a medida exata da dignidade que nos sobra ao final do dia. Quando sobra muito pouco ou um nada, a separação já está se dando. E então já deu.

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago