Por Gastão Ribeiro
O coração e a mente precisam andar em equilíbrio e descobertas sobre o funcionamento do coração associado ao cérebro emocional têm demonstrado a existência de uma conexão fisiológica direta entre esses dois órgãos do corpo.
A esta comunicação equilibrada e harmônica entre o coração e o cérebro é denomina-se Coerência Cardíaca.
A Coerência Cardíaca é uma técnica criada pelo Institute HeartMath que descobriu que em situações de estresse, ansiedade, depressão ou cólera, o ritmo cardíaco se torna “caótico”, ao contrário dos estados de bem-estar, quando se mostra “coerente”. O ritmo cardíaco influi diretamente na pressão arterial, na respiração e também no funcionamento do sistema imunológico.
A Conexão do Coração e da Mente
Dentro do coração existem 40 mil axônios que tem uma ligação direta com o cérebro emocional, em uma conexão estreitamente íntima. O reflexo direto desse vaivém entre o cérebro emocional e o coração é a variação dos batimentos cardíacos.
Entre o nascimento, quando a variação é mais forte, e a proximidade da morte, mais baixa, o ser humano perde cerca de 3% de sua capacidade de variabilidade cardíaca. Existe uma variação considerada normal e saudável, que é sinal do bom funcionamento do “freio” e do “acelerador” do coração.
Em situações emocionais negativas alteram o ritmo cardíaco. Ele se torna “caótico”, ao contrário dos estados de bem-estar, quando se mostra “coerente”. Estudos sobre como manter um ritmo cardíaco “coerente” concluíram o controle interior da própria fisiologia através de pequenos exercícios controla o ritmo do coração. Por meio de exercícios respiratórios simples, consegue-se esta “coerência” evitando o “caos”, associados ao estresse e estados depressivos.
Em um estudo publicado no “American Journal of Cardiology”, no entanto, pesquisadores do Instituto HeartMath, da Califórnia, mostram que uma simples lembrança positiva induz a uma rápida transição da variação cardíaca ao ritmo “coerente”. Na Inglaterra, 6.000 executivos de grandes empresas, como Shell, British Petroleum, Hewlett-Packard e Unilever, foram treinados para realizarem exercícios que os ajudassem a manter uma coerência cardíaca. O mesmo ocorreu nos EUA, com empregados da Motorola e funcionários do governo da Califórnia.
Outro estudo, da Academia Nacional de Ciências dos EUA, sugere que a coerência cardíaca favorece o equilíbrio hormonal: após um mês de prática de exercícios (30 minutos diários, cinco dias por semana) que promovem o “ritmo coerente”, a taxa de DHEA (dehidro-epi-androsterona), o chamado “hormônio da juventude”, dobrou.
A Inteligência do Coração
O coração e o corpo pensam. Essa memória ficaria armazenada em todas as células do organismo, pois transplantados especialmente os de coração, relatam memórias dos receptores isto seria fruto da nossa memória celular. Propõe-se, hoje, que exista outro nível de inteligência, a corporal que na verdade é o nosso conjunto de memórias celulares. O raciocínio é cerebral, mas o sentir é cardíaco.
Este paradigma é novo, deve-se estar aberto para experimentar um nível sutil de realidade que ainda não nos é familiar, permite acessar outro nível de comunicação, com a esfera física de seu próprio ser. É uma informação de primeira mão, sem intermediário, que não necessita de quaisquer ferramentas adicionais.
A conexão com o coração provoca mudanças fisiológicas no corpo. Ocorre uma harmonia do ritmo cardíaco, um equilíbrio do sistema nervoso provocando uma regulação da pressão arterial e de outras glândulas e órgãos. Esta harmonização permite que os centros de percepção do cérebro processem as informações com mais eficiência, permitindo que novas soluções intuitivas alcancem a mente consciente.
O termo intuição quando se usa Coerência Cardíaca tem um sentido diferente. A intuição seria um processo de inteligência e compreensão que transcende os processos lineares e lógicos de pensamento. É a faculdade do conhecimento direto, como se por instinto, sem raciocínio consciente. A intuição seria conhecimento puro, não-transmitido e inferencial associado com introvisão aguda e rápida.
Acessando a Coerência Cardíaca
Temos duas formas de acessar a Coerência Cardíaca, através da respiração de um peque no exercício. Através da respiração é o seguinte: comece fazendo duas respirações lentas e profundas, que estimulam o sistema parassimpático e favorecem o “freio” fisiológico. Em seguida, acompanha atentamente a expiração até o final e deixa, após uma pausa de alguns segundos, que a inspiração retome naturalmente. Numa segunda etapa, deve-se imaginar que a respiração lenta e profunda é realizada na região do coração. Por fim, a concentração deve ser dirigida à sensação de calor ou de expansão no peito e, depois, incorporada à respiração e com um pensamento positivo.
A Coerência Cardíaca pode ser feita a partir de alguns passos básicos:
Faça um esforço para afastar a sua mente apressada ou das emoções perturbadoras para área ao redor do coração. Finja que esta respirando através do coração para ajudar a concentrar a sua energia nesta área. Mantenha a concentração aí pelo menos dez segundos.
Lembra-se de um sentimento positivo ou divertido, ou de uma época boa que você teve na vida, e tente revive-los.
Agora mantenha-se assim por alguns minutos aproveitando este momento agradável de conexão com o coração.
A Coerência Cardíaca e pesquisas do Projeto Trauma Infantil
Uma das técnicas que estamos pesquisando no Projeto Trauma Infantil é a Coerência Cardíaca. Ela tem inúmeras aplicações desde o aumento de potencial criativo ao controle de ansiedade antecipatória, podendo ser utilizada em várias situações, como aumento de desempenho de atletas, concursos, e em tratamento de patologias como traumas, fobias, ansiedade generalizada, entre outras.
A Coerência Cardíaca pode também ser utilizada na desensibilização de traumas. Uma das descobertas do Projeto foi de que a Coerência Cardíaca consegue atuar nas Inversões Psicológicas que um Trauma provoca. Os 40 mil axônios presentes no coração têm uma ligação direta com o cérebro reptiliano que controla os batimentos cardíacos. O tronco cerebral que faz parte do cérebro reptiliano é responsável pelo controle de comportamentos involuntários (não acessíveis à mente consciente), tais como os batimentos cardíacos e o funcionamento pulmonar. E isto é observado em todos os vertebrados. O reflexo direto desse vaivém que a Coerência Cardíaca faz entre o cérebro emocional e o coração provoca uma normalização do ritmo dos batimentos cardíacos e, além disto, uma normalização das Inversões Psicológicas, acionando os poderes de auto cura do corpo.
Portanto Coerência Cardíaca associada a Hipnose ou a técnicas de PRI, Processamento Rápido de Informações podem ser usadas na desensibilização de TEPT.
Fonte – Apostila de Hipnoterapia Infantil – 2008 – Gastão Ribeiro.
Apostila de Psicoterapia do Trauma – Módulo 3 – O Uso da Hipnose com Traumas – 2007 – Gastão Ribeiro.
Apostila de Psicoterapia do Trauma – O Diagnóstico Energético – 2008 – Gastão Ribeiro.
Doc Childre, Howard Martin, Donna Beech – A Solução Heartmath – 2001 – Cultrix.
Servan- Schreiber – Curar – Editora Sá – 2004.
Scaer, R. (2001). The Body Bears the Burden: Trauma, Dissociation and Disease, Binghampton: – The Haworth Press, 2001.
Para mais artigos do autor visite o Portal CMC
Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…
“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…