COLABORADORES

A atração irresistível pelo computador

Nas palestras para pais, sempre há perguntas a respeito do uso do computador e do celular: “Meu filho não desgruda dos jogos, às vezes deixa de comer e até de tomar banho, quase não sai de casa, dorme tarde e dificilmente estuda”; “minha filha passa horas conversando no MSN e mal fala conosco”; “tem centenas de amigos no Orkut e eu acho que ele não sabe avaliar os riscos de expor informações pessoais para estranhos e de frequentar certas comunidades”; “lá em casa, limitamos o tempo no computador, mas na casa da avó, fica até meia-noite e nem adianta reclamar com a minha mãe, porque ela aprendeu a usar o e-mail e o Google com a minha filha”.

Nos lares de classe média há um verdadeiro centro de entretenimento. Até mesmo para adultos, a atração pela diversão pode ser tão forte que as tarefas ficam para depois. Um alerta para o uso compulsivo do computador: pode prejudicar pessoas de todas as idades. Os profissionais de saúde que estudam o assunto apontam os sintomas mais comuns dessa compulsão:

  • Euforia quando está no computador, enquanto as demais atividades são consideradas desinteressantes;
  • Dificuldade de interromper o jogo ou a comunicação pelas redes sociais;
  • Desejo de dispor de maior número de horas para ficar no computador;
  • Reduzir ao mínimo o contato com pessoas da família e com amigos;
  • Mostrar-se deprimido ou irritadiço quando não está no computador;
  • Queda do rendimento escolar (ou da produtividade no trabalho), desinteresse pelas aulas (ou pelo trabalho);
  • Diminuição do sono (dorme menos para ficar mais tempo no computador) e do apetite (deixa de comer para ficar “conectado”);
  • Desleixo com a aparência pessoal e com hábitos de higiene;
  • Baixa motivação para cumprir tarefas e obrigações.

Do entretenimento à compulsão: as pessoas com baixa auto-estima, tendência à depressão e pouca autoconfiança para encarar obstáculos e desafios no mundo real encontram no mundo virtual um refúgio que funciona como antidepressivo. É a porta de entrada para o uso compulsivo do computador. Nos jogos eletrônicos, os erros podem ser rapidamente desfeitos, o dinheiro aparece com palavras mágicas, personagens morrem mas podem ressuscitar, descobrem-se atalhos eficientes para alcançar poder, a sensação de conquista e realização é intensa. A vida nos jogos virtuais parece mais excitante do que a realidade cotidiana.

Nos contatos virtuais, podemos nos apresentar como personagens com as características que gostaríamos de ter, o que muitas vezes está bem distante do que realmente somos; relacionamentos românticos são mais fáceis de “construir” do que os vínculos reais e adquirem cores mais vivas que alimentam as paixões.

Como acontece com as demais compulsões, é necessário buscar tratamento especializado. Mas o melhor é prevenir: criar meios para que o uso do computador permaneça na área do entretenimento e da pesquisa, como ferramenta útil de trabalho e de contatos. Para isso, é essencial fazer acordos razoáveis quanto ao tempo de uso, colocar o computador em uma área comum da casa (e não no quarto da criança ou adolescente), procurar saber mais sobre o que os filhos estão fazendo no ciberespaço, ver o que pode melhorar no convívio familiar e social.

Imagem de capa: Shutterstock/GaudiLab

Maria Tereza Maldonado

É Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-RIO, onde lecionou no Departamento de Psicologia. É membro da ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar). Tem mais de 40 livros publicados sobre relações familiares, desenvolvimento pessoal e construção da paz, com mais de um milhão de exemplares vendidos.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago