O motivo pelo qual as pessoas procuram a terapia varia, mas o Autoconhecimento é um dos mais alegados. Já é passivo entre os profissionais de Psicologia que pessoas em sofrimento são as que mais procuram o consultório. E então, no decorrer da terapia que acabam adentrando em conteúdos desconhecidos e inexplorados, melhorando o autoconhecimento.

É fato que muitas pessoas buscam terapia querendo ter um conhecimento mais aprofundado sobre si. Porém, na maioria das vezes, esse “motivo” é substituído por vários outros e no decorrer da terapia descobre-se que esse é apenas um motivo “bonito”, depois se revela questões e problemas bem complexos, porém não tão “bonitos”.

Cada indivíduo possui uma história de vida e é ela o palco de várias experiências e vivências, algumas positivas e outras negativas. A psicoterapia poderá sim, proporcionar um autoconhecimento, mas o caminho nem sempre é fácil. Ao entrar em contato consigo, a pessoa se depara com a sua “sombra” (um lado oculto e muitas vezes negado).  Esses conteúdos internos, na maioria das vezes é negado e ativam vários tipos de resistências do indivíduo.

Não é mito que durante a terapia, o paciente irá passar por várias fases e é esperado que com o tempo comece a acontecer uma melhora na qualidade de vida do sujeito. E a melhora, muitas vezes não é a cura propriamente dita, mas a aceitação. E aceitar muitas vezes significa perdoar e abandonar o sentimento de culpa, que é muito presente nos indivíduos e ao longo da vida vão se transformando em sofrimentos.

O autoconhecimento pode ser definido como um mergulho em questões mais profundas e que interferem de forma significativa na vida do indivíduo. O tempo é um fator muito importante. Existem pessoas que vivem presas ao passado, outras negam o passado e vivem ansiosamente o futuro e outras que também não vivenciam o presente, mais sim ficam transitando ora no passado e ora no futuro. E nessa incoerência no tempo vivenciando, o autoconhecimento pode sim mostrar se existe uma incongruência nesse aspecto que pode estar atrapalhando a vida do sujeito. E esperado também que ajude o indivíduo a compreender o limite entre o “eu” e o “outro” e dessa forma ajudando a minimizar determinados tipos de sofrimentos. Em outras palavras, muito do que se atribui ao outro é meu… E muita coisa é minha, mas projeto no outro…

A psicoterapia, quando bem aproveitada e bem conduzida,  proporciona a oportunidade do indivíduo ter uma visão diferenciada em relação a sua vida e suas relações. E independente do motivo pelo qual o paciente tenha buscado a terapia, espera-se que ele saia com um conhecimento mais aprofundado sobre si.

Em resumo, a Psicologia é uma ciência que pode e deve ser procurada quando o indivíduo anseia fazer um estudo mais aprofundado das suas questões e processos, já que embora seja um motivo incomum, é bastante plausível. E quando procurada é praticamente impossível que o indivíduo não comece a perceber a riqueza de conteúdos presentes e inexplorados dentro de si e o  quanto pode ser positiva essa jornada.

Juliana Alves

Bacharel em Direito,PUC-GO e Graduanda do 10º Período de Psicologia, IESB-DF. Escritora na área de Psicologia, Psicanálise e Psicopedagogia. Pós Graduada em Gestão Estratégica em Instituições Públicas e Psicopedagogia.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

23 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

24 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago