Para entendermos o significado de uma vida consciente, necessitamos de um conceito para balizar nosso raciocínio. Devemos primeiramente conceituar consciência, mesmo sabendo que tal definição também gera limitação e reducionismos.

Consciência é o estado de estar alerta e atento ao que acontece a nossa volta, porém de uma forma mais específica e ampla pode-se defini-la como a tomada de ciência dos vários processos mentais que ocorrem no cérebro. O grau de consciência desses processos varia de pessoa para pessoa. Ao tomar decisões, planejar, memorizar e realizar outros processos cognitivos o indivíduo pode estar mais ou menos consciente da ocorrência dos mesmos e em alguns casos pode nem saber que os realizou e agir de forma tão automática que sequer lembra-se de suas atitudes.

Viver conscientemente é assumir as responsabilidades por nossos atos, desejos, escolhas.

Conforme asseverou Newton em sua terceira lei, conhecida como princípio de ação e reação, “toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade e sentido contrário”. Extrapolando para nossas vidas, sempre teremos que conviver com as consequências de nossos atos e escolhas.

Viver conscientemente é assumir a nossa realidade, é conhecer nossos medos e aceitá-los como parte de nossa vida, sabendo que o medo nada mais é de que um aviso, um alerta para nos prepararmos para os desafios. É assumir nossas fraquezas e trabalhar nossa mente para desenvolver novas habilidades e paulatinamente superar as debilidades e desenvolver forças para lutar.

Quando negamos a realidade não enxergamos, não percebemos e por isso fingimos para nós mesmos que os problemas não existem, ou mesmo criamos a fantasia de que tudo está transcorrendo corretamente. O primeiro passo é reconhecer a insatisfação com nosso modo de viver e declarar que não queremos mentiras e fantasias.

Viver conscientemente é aprender a não confundir desejos com realidade e buscar ser ativo nas transformações desejadas. Tomar decisões e deixar de esperar que outros as tomem por nós, é fazer o necessário para construir a própria felicidade.

Viver conscientemente é viver pelas próprias regras, aprendendo a dizer não às imposições alheias e assumindo as próprias vontades sem se deixar dominar pelas modas e opiniões comuns que não condizem com nossos princípios.

Viver conscientemente é não se permitir acompanhar amizades vazias que não agregam valores, é saber escolher ficar sozinho mesmo quando isto signifique não ter com quem compartilhar nossas crenças.

Viver conscientemente é descobrir o que se quer da vida e onde se está em relação aos objetivos. É diariamente perguntar a si mesmo se as ações realizadas estão o aproximando ou o afastando de seus objetivos. É também admitir erros e festejar acertos sem vaidades ou humilhações desnecessárias, saber que não somos o centro do Universo, porém somos o centro de nossas vidas.

Wagner Costa

Psicologo CRP/RR 20/04079 graduado pela Faculdade Cathedral (2011). Pós-graduação (Lato Sensu) em Pedagogia Hospitalar pela Universidade Gama Filho (2011) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015). Atualmente é professor da Faculdade Cathedral de Ensino Superior no curso de Psicologia, atuando também como membro do Colegiado do curso de Psicologia e representante dos docentes no Conselho Superior da Instituição. Psicanalista Clínico pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil. Possui formação em Programação Neurolinguistica pela Sociedade Brasilleira de Programação Neurolinguistica e atua na área de treinamento e palestras motivacionais.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago