O Ministério da Saúde aumentou o valor do auxílio concedido a pessoas com transtorno mental que estiveram internadas por longos períodos em hospitais psiquiátricos e de custódia, passando de R$ 500 para R$ 755, um aumento de 51%.
“A estratégia busca favorecer a ampliação da rede de relações destas pessoas e o seu bem-estar, além de estimular o exercício pleno dos seus direitos civis, políticos e de cidadania, fora da unidade hospitalar”, declarou o ministério em nota.
O benefício tem como objetivo promover a reinserção social e o bem-estar de pessoas que ficaram internadas de forma ininterrupta por dois ou mais anos. Este auxílio faz parte do programa De Volta para Casa, que já beneficiou cerca de 8 mil pessoas ao longo de 20 anos, conforme dados do ministério de agosto de 2023.
No ano passado, o ministério criou um departamento específico para a saúde mental, com o foco na retomada da habilitação de novos serviços e na recomposição dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).
Como parte das estratégias para ampliar o acesso à saúde mental, está prevista a construção de novas unidades de atendimento. O novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) inclui a criação de 150 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em todas as regiões do país, possibilitando o atendimento a 13,4 milhões de pessoas.
Richard Batista quer que a ex-esposa lhe dê o rim de volta ou lhe pague…
Você já notou que, durante uma conversa, algumas pessoas piscam mais do que o normal?…
Um filme delicioso que resgata vários elementos das charmosas comédias românticas que alçaram Julia Roberts…
Os caça-níqueis ocupam uma posição de liderança entre todos os jogos de cassino on-line devido…
A britânica Emma Flint, de 32 anos, viralizou nas redes sociais ao relatar a sua…
O humorista de 30 anos resolveu se internar em uma clínica psiquiátrica no interior de…