O Ministério da Saúde aumentou o valor do auxílio concedido a pessoas com transtorno mental que estiveram internadas por longos períodos em hospitais psiquiátricos e de custódia, passando de R$ 500 para R$ 755, um aumento de 51%.
“A estratégia busca favorecer a ampliação da rede de relações destas pessoas e o seu bem-estar, além de estimular o exercício pleno dos seus direitos civis, políticos e de cidadania, fora da unidade hospitalar”, declarou o ministério em nota.
O benefício tem como objetivo promover a reinserção social e o bem-estar de pessoas que ficaram internadas de forma ininterrupta por dois ou mais anos. Este auxílio faz parte do programa De Volta para Casa, que já beneficiou cerca de 8 mil pessoas ao longo de 20 anos, conforme dados do ministério de agosto de 2023.
No ano passado, o ministério criou um departamento específico para a saúde mental, com o foco na retomada da habilitação de novos serviços e na recomposição dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).
Como parte das estratégias para ampliar o acesso à saúde mental, está prevista a construção de novas unidades de atendimento. O novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) inclui a criação de 150 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em todas as regiões do país, possibilitando o atendimento a 13,4 milhões de pessoas.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…