Quase 25 anos atrás, Christian Bagg estava praticando snowboard no Parque Nacional Banff, do Canadá, quando caiu e quebrou a coluna, deixando-o paralisado da cintura para baixo.
“Eu soube exatamente quando cheguei ao solo que era isso”, disse Bagg, 45, à CNN. “Não me lembro de ter nenhum momento em que pensei que voltaria a andar. Algo em mim simplesmente sabia que tinha acabado.”
Mas nada poderia impedir o homem ávido por aventuras de encontrar de novo o caminho para uma montanha.
Décadas após seu acidente, Bagg fundou a Bowhead Corp, uma empresa que projeta bicicletas para pessoas com deficiências físicas. Estas bicicletas especializadas permitem-lhes subir e descer terrenos acidentados, escalar montanhas e até fazer saltos impressionantes.
A ideia nasceu em 2008 em seu porão, onde Bagg, um maquinista, trabalhou sozinho para criar uma bicicleta que lhe desse a possibilidade de encontrar aventuras onde quisesse, sem precisar de ajuda ou impedir seus amigos.
A ideia era inicialmente um objetivo pessoal que ele nunca pretendeu transformar em um negócio, mas que mudou quando conheceu uma garota de 14 anos com paralisia cerebral que queria experimentar sua bicicleta.
“Eu a coloquei na bicicleta e a amarrei aos amigos para que pudessem puxá-la com eles, e quatro horas depois ela apareceu. Eu realmente não a tinha ouvido falar muito naquele momento, mas quando ela conseguiu a mãe dela disse: ‘Mãe, aquele foi o melhor dia da minha vida’ “, disse Bagg.
“As emoções que tive ao ouvi-la dizer isso foram maiores do que qualquer emoção que tive ao andar de bicicleta. Foi o momento em que percebi que isso não deveria ser só para mim.”
Em 2018, Bagg fundou a Bowhead Corp e começou a projetar bicicletas para pessoas com deficiência em todo o mundo.
Sua moto vem em um design principal, o Bowhead Reach. Mas modelos diferentes oferecem recursos para os pilotos que se adaptam às suas necessidades físicas específicas. Por exemplo, uma versão tem uma alça de empurrar na parte de trás para pilotos que ainda precisam de ajuda, enquanto outra pode ser controlada inteiramente pelo piloto.
No triciclo reverso, a roda principal da bicicleta está localizada na parte traseira com as duas rodas restantes na frente. A moto é equipada com pneus de banda larga, um motor elétrico de 300 watts e um assento ajustável que permite que os pilotos abram as pernas à sua frente.
Bagg e sua equipe estão empenhados em personalizar a bIcicleta com quaisquer atualizações ou alterações de design necessárias para garantir que qualquer pessoa com deficiência física possa pilotar uma.
“Qualquer pessoa que queira andar de bike, vamos nos esforçar para descobrir como ela pode fazer isso”, disse ele. “Faremos todo o possível para levar as pessoas para a natureza.”
Com o crescimento da Bowhead Corp – e já com mais de 200 pedidos para o próximo ano – Bagg espera que sua motocicleta especial seja apenas o primeiro de muitos avanços tecnológicos que permitirão às pessoas com deficiência física ir aonde sonharem ir ou voltar para os lugares que eles pensaram que nunca veriam novamente.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de MSN.
FotoS: Bowhead Corp.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…