Uma família de Cardiff, no País de Gales, se tornou conhecida por sua jornada em busca de hábitos alimentares mais saudáveis. Os pais, Sam e Simon, tem três filhos e todos eles comiam fast food, pelo menos cinco vezes por semana.
O filho mais novo, Cuba, de apenas 1 ano, ingeria até seis latas de refrigerante por dia. Além disso, peixe, batata frita, pizza, nuggets e hambúrgueres faziam parte do cardápio regular da família. “Cuba gosta do McDonald’s, gosta do KFC, gosta de comida indiana”, contou a mãe, Sam, em um documentário chamado Real Families. “Ele adora pizza e batata frita com bastante sal”, acrescentou Simon.
Cleo e Shea, as filhas mais velhas, também eram viciadas em doce e em alimentos gordurosos. Os pais relatam que Cuba, ainda muito pequeno, estava sempre se alimentando e ia à despensa procurar comida cerca de 30 vezes por dia. “Ele se serve sozinho, não tenho controle sobre o que ele come”, admitiu o pai.
O pequeno Cuba ingeria mais de 3.200 calorias por dia – 700 a mais do que a quantidade recomendada para um adulto. O menino consumia “meio litro de óleo por semana” e tinha sérios problemas para dormir à noite.
A mãe contou ainda que todas as vezes sempre que tentava promover mudanças, buscando uma alimentação mais saudável, enfrentava dificuldades, sobretudo com o filho mais novo, que rejeitava a comida e chegava a cuspir no chão. “Estou totalmente consciente disso agora”, disse ela. “Eu só acho que talvez eu precise apenas controlá-lo e começar do zero”, afirma.
Após muito tempo, a família conseguiu promover uma mudança radical na aimentação e passou a pedir comida delivery apenas uma vez por semana. Aos poucos, o comportamento do pequeno foi mudando, até que melhorou absurdamente e, agora, ele passou a dormir bem melhor.
“O que estávamos dando a ele antes, com frango frito e comida delivery, era demais; não achávamos que isso o estivesse afetando”, admitiu o pai. “Mas quando você enxerga sabe que precisa mudar isso”, afirmou.
O vídeo causou muita polêmica nas redes sociais, com muitos argumentando que os pais galeses estavam “praticando abuso” contra os filhos. “É uma loucura o esforço que os pais fazem para evitar ouvir os filhos chorarem”, comentou um internauta.
“’Não tenho controle sobre o que ele come’, diz o homem adulto sobre uma criança”, ressaltou outro. “Isso é doloroso”, disse um terceiro.
“Se você começar a ensiná-los desde bebês a comer boa comida… Então, não precisa se preocupar com o fato de eles comerem fast food e junk food!”, disse uma pessoa. “Começou muito mal! Pelo menos, agora os pais estão tentando”, dizia um comentário. “É triste que tenha chegado tão longe”, afirmou outro.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da revista Crescer.
Fotos: Reoprodução/YouTube.
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?