Jackson César Buonocore

Brasil sufocado: o colapso do sistema hospitalar de Manaus!

O colapso do sistema hospitalar de Manaus, é o resultado de uma série de erros, uma vez que as autoridades do estado não investiram em recursos materiais e humanos para enfrentar uma segunda onda da Covid-19.

Desde o início da pandemia, a cidade ignorou as regras sanitárias, que causaram mais de 3,4 mil mortes, obrigando a Prefeitura a fazer enterros em covas coletivas. Essa realidade, se confirmou numa pesquisa do Instituto de Medicina Tropical da USP, em parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, que concluiu que até 66% da população de Manaus foram expostos à Covid-19.

Mesmo assim, no final do ano, Manaus manteve as aglomerações e a realização de festas, gerando uma explosão de novos casos de coronavírus, que aumentou o consumo de oxigênio para 76 mil m³ diários, colapsando o sistema de saúde.

É por isso que os familiares de pacientes hospitalizados ou recebendo assistência médica em casa, se reuniram para comprar oxigênio, que chegou a custar 6 mil reais o cilindro. Aliás, a polícia apreendeu 45 cilindros de um barco em Manaus e 33 cilindros escondidos numa empresa.

As cenas que assistimos mostraram a morte de pacientes por falta do elemento mais vital à sobrevivência humana: o oxigênio. Os cilindros que estão chegando em Manaus revertem esse caos, contudo, existe a preocupação com os novos casos de internação pelo vírus, que continuam crescendo.

Esse descontrole epidêmico em Manaus criou pânico na população e deixou os profissionais da linha de frente esgotados. Isso representa – um Brasil sufocado – pela imprudência, negligência e imperícia, que retrata a má gestão da pandemia no País.

A imprudência ocorre por meio de ações arriscadas, quando as pessoas não usam máscaras, álcool gel e fazem aglomerações. A negligência acontece cada vez que se deixa de tomar atitudes que eram esperadas para situação, o que não fez o governo federal, estadual e municipal em relação à falta de cilindros de oxigênio em Manaus.

A imperícia se constitui em inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica e teórica. O ministro da Saúde afirmou “que o caos no Amazonas é pela não realização do tratamento precoce da Covid-19”, que são medicamentos não referendados pela comunidade científica. Da mesma maneira, se repetem as falas de pastores, jogadores de futebol, políticos, empresários etc, que fomentam os fake news.

Portanto, por não ouvir a ciência se produziu em Manaus e no País um desastre sanitário, que era plenamente evitável. Mas, o Sistema Único de Saúde – SUS e as vacinas, como a CoronaVac, continuam sendo a nossa “tábua de salvação”, que é um grande alento contra o coronavírus.

***

Jackson César Buonocore
Sociólogo e Psicanalista

Photo by Mufid Majnun on Unsplash– Imagem meramente ilustrativa

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Filme impactante e comovente que ganhou dois Oscars em 2023 já está na Netflix

Este filme que emocionou plateias do mundo todo e fez bonito no Oscar 2023 chega…

4 horas ago

Dormir nessa posição ajuda a prevenir Alzheimer, aponta estudo

Um estudo publicado recentemente sugere que a posição em que você dorme pode impactar diretamente…

6 horas ago

Homem descobre que a proprietária de sua padaria favorita é sua mãe biológica

"Tê-lo comigo é simplesmente uma prova do amor de Deus”, afirmou a mãe.

2 dias ago

Filme encantador disponível na Netflix vai te inspirar a perseguir todos os seus sonhos

Renée Zellweger e Ewan McGregor protagonizam este filme maravilhoso que é baseado em uma cativante…

2 dias ago

George Clooney e Julia Roberts dominam a cena neste suspense eletrizante que está na Netflix

Jodie Foster dirige dois dos maiores astros de Hollywood neste longa de suspense que não…

3 dias ago

A história de amor incrivelmente bela na Netflix que não vai sair da sua memória

Um filme para todos aqueles que sabem apreciar a beleza de uma clássica e emocionante…

3 dias ago