DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Brasileira passa por cirurgia para trocar a cor dos olhos; procedimento pode trazer riscos à saúde

Uma jovem brasileira ganhou destaque nas redes sociais ao passar por uma cirurgia com a intenção de alterar permanentemente o cor de seus olhos. O procedimento, conhecido como queratopigmentação, normalmente indicado para indivíduos cegos com comprometimento da córnea, consiste na aplicação de pigmentos no tecido córneo para alcançar uma aparência semelhante à do olho convencional.

Realizada em Lausanne, na Suíça, a prática foi registrada em um vídeo compartilhado recentemente no perfil da clínica responsável pela cirurgia, alcançando mais de 14 milhões de visualizações e 360 ​​mil curtidas.

@metropolesoficial 👁️👄👁️ Uma jovem brasileira se submeteu a um procedimento estético que tem causado #polêmica nas redes sociais. Em vídeo compartilhado nessa semana, ela mostra que mudou a cor dos próprios #olhos, que eram castanhos e passaram a ser verdes. Na gravação, a mulher se #emociona com a mudança radical enquanto conversa com os amigos e vê, em um tablet, o resultado final. A cena viralizou nessa terça-feira (2/1). O vídeo não revela qual a clínica responsável pelo procedimento, mas, recentemente, a Kerato — localizada em Nova York, nos Estados Unidos — virou alvo de críticas e desejos nas redes por mostrar ser "especialista" em alteração da cor dos olhos. #TikTokNotícias ♬ som original – Metrópoles Oficial

Apesar da popularidade nas redes sociais, é crucial ressaltar que esse procedimento não é recomendado para fins estéticos e não conta com a aprovação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Os especialistas alertam para os riscos associados, incluindo a redução do campo visual, comprometendo a visão periférica, e o desenvolvimento de fotofobia, uma sensibilidade dolorosa à luz, pois os pigmentos aplicados podem reagir de maneira desfavorável à exposição a luz.

Além disso, a queratopigmentação é irreversível e pode resultar em complicações como infecções oculares e até mesmo o surgimento de glaucoma. Embora seja permitida no Brasil para fins de “reconstrução” em pessoas cegas, a prática não é indicada para objetivos estéticos em indivíduos com visão saudável.

Profissionais de saúde enfatizam que todas as técnicas destinadas a modificar o cor dos olhos não são recomendadas por motivos estéticos, ressaltando que o uso de lentes de contato coloridas é uma opção mais segura do que submete o paciente a riscos potenciais associados a procedimentos invasivos.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da Folha de Pernambuco.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

2 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

3 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

20 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

21 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago