Pesquisadores brasileiros foram responséveis por desenvolver um leite humano em pó que preserva a mesma qualidade, o mesmo sabor, as propriedades nutritivas e biológicas; e ainda com prazo de validade maior.
A pesquisa foi premiada com o primeiro lugar na 19ª edição do Prêmio Péter Murányi, cujo intuito é incentivar descobertas ou progressos científicos mundiais em relação à saúde, alimentação, educação ou desenvolvimento tecnológico, que beneficiem o desenvolvimento e bem estar das pessoas.
Foi através do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que o leite em pós humano pôde ser desenvolviso.
A pesquisa, realizada pelos pesquisadores Vanessa Bueno Javera Castanheira e Jesuí Vergílio Visentainer, estuda a conversão do leite pasteurizado em pó.
O prêmio aos dois pesquisadores da UEM será entregue no dia 28 de abril, em São Paulo.
Sobre a pesquisa
A pesquisa funciona em dois processos: liofilização e atomização
Na liofilização, ocorre um processo de desidratação, em que o leite é congelado sob vácuo e o gelo formado é sublimado, podendo durar até 30 anos. No geral, é utilizado em alimentos que apresentam um alto teor de água.
O processo atomização consiste em submeter o leite a uma corrente controlada de ar quente. O calor pulveriza o produto dentro de uma câmara, o que provoca a evaporação dos solventes, em geral água, que separa de maneira ultra-rápida os sólidos e solúveis.
Bancos de leite
Segundo os pesquisadores, o produto em pó tem condições de atender à demanda reprimida dos bancos de leite materno, que trabalham com o produto pasteurizado e congelado – e vivem com problema de falta de estoque.
Isso permitiria aumentar o número de bebês de até seis meses de idade que se alimentariam com leite materno e não fórmulas infantis.
Para a presidente da Fundação Péter Murányi, Vera Murányi Kiss, promotora do prêmio, o leite humano em pó pode ser uma opção clínica e social na manutenção e ampliação do aleitamento materno.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Só Notícia Boa.
Foto: Alasdair James/ Getty Images
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…