Uma das condições mais horríveis a que uma pessoa pode estar sujeita é ser tão pobre a ponto de não ter o que comer. Essa situação de extrema necessidade pode fazer com que muitas pessoas se vejam obrigadas a ter atitudes que jamais cogitariam em outra circunstância.
Foi exatamente o que aconteceu na cidade de Pistoia, Itália. Certo dia, os funcionários de um café local chegaram para trabalhar e se depararam com uma nota de 10 euros e um bilhete.
No bilhete, um homem reconhecia ter roubado comida no local, justificando que estava com fome e que não tinha como pagar pelo alimento no momento em que tomou a atitude.
Quando, no dia seguinte, o homem conseguiu algum dinheiro, a primeira coisa que fez foi ir ao estabelecimento e pagar-lhes o que devia.
Percebendo que o homem se sentia muito culpado pelo que tinha feito, o café decidiu olhar para o caso com gentileza e empatia. Em vez de acionar a polícia contra o homem, eles decidiram compartilhar a história nas redes sociais.
O objetivo não era humilhá-lo ou constrangê-lo, mas, de alguma forma, contatar essa pessoa. Eles queriam lhe oferecer um emprego no café.
Em entrevista para o jornal Repubblica, Marco Bartoletti, dono do café Alibabar, disse o seguinte:
“Outra manhã nosso padeiro havia deixado uma bandeja de brioches fora da cesta fechada onde costuma colocar as massas. Quando voltamos, a bandeja havia sumido. Alguém a roubou? Encontramos esta nota na manhã seguinte. Esta é a situação na Itália hoje… Pessoas obrigadas a “roubar” por causa da fome e voltar com dignidade para pagar a dívida. Tristeza infinita”.
Ainda não se sabe se o café Alibabar conseguiu contatar o homem para lhe oferecer pessoalmente o emprego, mas torcemos para que isso aconteça logo, afinal todas as pessoas merecem viver com dignidade.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: @alibabar_2.0
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…