Uma boa notícia para quem procura razões para acreditar que a humanidade não está de todo perdida: um estudo recente, publicado pela revista acadêmica “American Psychologist”, revelou que há mais pessoas boas, dispostas a ajudar o próximo, do que poderíamos imaginar.
Para o estudo, Pesquisadores da Universidade de Copenhague (Dinamarca), do Instituto Holandês para Estudos do Crime e Policiamento e da Universidade de Lancaster (Reino Unido) fizeram a análise de centenas de incidentes registrados por câmeras de segurança em três países – Reino Unido, Holanda e África do Sul – e chegaram à conclusão de que o chamado ‘efeito espectador’, fenômeno social que se refere a casos em que espectadores de situações de perigo ou violência não interferem ou oferecem ajuda para a vítima, não corresponde à verdade.
Veja o VÍDEO:
As câmeras estavam instaladas em como ruas, estações de metrô e lojas. Os pesquisadores concluíram que em 90% dos casos analisados, espectadores intervieram para ajudar a vítima.
Uma das responsáveis pelo estudo, a professora Marie Rosenkrantz Lindegaard, socióloga da Universidade de Copenhague, diz que na maioria dos casos, as pessoas tentaram apaziguar conflitos, se colocando entre as partes que estão brigando e tentando separá-las. Ela diz ter ficado surpresa com o fato de a frequência de intervenções ter sido alta e similar nos três países analisados.
Lindegaard observa que imagens de circuitos de televisão são uma poderosa ferramenta para analisar o comportamento humano na vida real, algo que nenhum teste de laboratório é capaz de medir com precisão.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1 e BBC Brasil.
Foto destacada: Reprodução/BBC News.
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…