A eliminação completa do vírus da imunodeficiência humana (HIV) no organismo de pessoas infectadas tem um grande empecilho: o fato de que ele consegue “fugir” do sistema imunológico, se escondendo nas células infectadas.
Entretanto, no último dia 22 de janeiro, a revista científica Nature trouxe duas descobertas que representam uma esperança de que esse cenário pode mudar.
Foram descobertas formas de reativar o chamado ‘vírus latente’, tornando-o vulnerável e passível de ser eliminado do sistema imunológico. O crédito dessa incrível descoberta é de pesquisadores e cientistas da Universidade da Carolina da Norte e da Universidade Emory.
Atualmente, os indivíduos infectados com o HIV recebem tratamento a partir da terapia antirretroviral, que restringe a infecção e a ‘esconde’ nas células T CD4+, impedindo a proliferação da doença.
A nova pesquisa se baseia no uso de medicamentos que invertem essa tendência e podem aumentar a carga do gene viral, tornando as células virais vulneráveis à eliminação pelo sistema imunológico.
Testes preliminares foram realizados com sucesso em camundongos e macacos que receberam terapia antirretroviral. No primeiro estudo, foi usado um medicamento chamado AZD5582, criado de início para tratar o câncer, que é capaz de ativar o vírus HIV latente.
No segundo estudo, uma abordagem diferente foi implementada, combinando duas intervenções imunológicas. A equipe injetou um anticorpo para limpar as células T CD8 +, importantes para controlar a infecção.
Depois disso, aplicaram uma versão alterada da citocina IL-15 para mostrar que essa combinação fez com que o RNA viral aparecesse no sangue e nos tecidos onde anteriormente não havia sido detectado.
“Esta é uma conquista científica emocionante, e esperamos que seja um passo importante para um dia erradicar o vírus em pessoas vivendo com HIV”, disse Ann Chahroudi, uma das pesquisadoras da Universidade de Emory.
O próximo passo é tentar replicar os resultados bem-sucedidos nos seres humanos. De todo modo, essas pesquisas representam um importante avanço no conhecimento sobre o HIV e as formas como o vírus pode ser eliminado.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de RPA.
Foto destacada: Reprodução.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…
Segundo a psicóloga Drª. Alexandra Stratyner, “a infância é um período crucial para o nosso…