Há alguns anos, a cidade de Detroit, no Michigan (EUA) foi cenário para uma situação bastante atípica que fez muita gente repensar os próprios conceitos sobre empatia, solidariedade e união de esforços. Foi no dia 24 de abril de 2018, quando 13 caminhões ajudaram a salvar um homem que estava prestes a pular de um viaduto. A ação foi realizada coletivamente e aconteceu quando os policiais perceberam que o resultado seria melhor se eles fossem ajudados pelos caminhoneiros. Assim, enquanto as tropas tentavam organizar o trânsito, os 13 caminhões se posicionaram-se lado a lado, com o objetivo de encurtar a queda, caso o homem caísse.
De acordo com relatos do tenente Michael Shaw, o serviço de emergência da polícia recebeu uma ligação anônima, informando que havia um homem prestes a se jogar de um viaduto em Huntington Woods. A equipe rapidamente se deslocou até o local indicado e iniciou o resgate, que durou aproximadamente 4 horas. Depois que o homem foi salvo, uma equipe médica especializada o atendeu.
O tenente disse ainda que é comum eles unirem forças com caminhoneiros quando há incidentes na estrada, mas ressaltou que nunca uma ação policial tinha mobilizado tantos caminhões no mesmo lugar para auxiliar o trabalho da polícia. Eles estavam no lugar certo e na hora certa e foram responsáveis, junto com a equipe de policiais, por salvar a vida de um homem. Em entrevista ao Review Journal, Shaw disse que salvar vidas é sempre prioridade e que “existem muitas opções por aí além de tirar sua própria vida”.
Confira a postagem feita pelo Departamento de Polícia de Detroit no Twitter:
This photo does show the work troopers and local officers do to serve the public. But also in that photo is a man struggling with the decision to take his own life. Please remember help is available through the National Suicide Prevention Lifeline at 1-800-273-8255. pic.twitter.com/RBAlCIXT1o
— MSP Metro Detroit (@mspmetrodet) April 24, 2018
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Razões Para Acreditar.
Foto destacada: Reprodução Twitter / MSP Metro Detroit.