DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Capacetes para pacientes com Covid-19 pode substituir respiradores e proteger médicos

A crise causada pelo coronavírus não será superada até que seja descoberta uma vacina que possa ser distribuída em todo o mundo.

Até que isso aconteça, as únicas precauções que podemos tomar para evitar o contágio são permanecer em nossas casas e reduzir ao máximo qualquer interação social.

E embora quarentenas e distanciamento social tenham se mostrado a medida mais eficaz para impedir a propagação da doença na população, há pessoas que simplesmente não podem praticá-la.

É o caso de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que devem enfrentar a doença frente a frente enquanto cuidam de pacientes infectados, colocando em risco suas vidas e as de suas famílias.

Pixabay.

E foi justamente pensando na situação de risco dos profissionais de saúde durante o cumprimento do seu ofício que um grupo de empresários argentinos criou uma possível solução para esse problema que, além disso ainda pode eliminar a necessidade de usar respiradores mecânicos caros para tratar pacientes com coronavírus.

A invenção consiste em um capacete que isola os infectados, fornece oxigênio e ao mesmo tempo protege os profissionais de saúde que cuidam de sua saúde.

Esses capacetes são semelhantes a um traje de mergulho, transparente e que permitem a injeção de oxigênio a uma pressão mais alta, o que gera um efeito benéfico nos alvéolos pulmonares, que em muitos casos colapsam devido ao efeito do COVID-19, explicou Marcos Ledesma, otorrinolaringologista e um dos proprietários da Ecleris, empresa que desenvolveu o capacete.

“Os capacetes impedem a propagação do vírus pelo ar expirado pelo paciente, pois eles têm um filtro viral e bacteriológico”, afirmou.

Pixabay.

O capacete para ventilação não invasiva “permite evitar entre 30% e 60% da tubulação do paciente, liberando o uso de respiradores mecânicos, um dos suprimentos médicos mais em falta nessa pandemia”, acrescentou Ledesma.

“Uma vez que é realizada a triagem do paciente, é determinado, de acordo com sua condição de saúde, se ele pode ir para casa ou ir para terapia intensiva. Também existe um estágio intermediário, onde é possível usar o capacete, que permite que o paciente tenha a oportunidade de se salvar sem ser intubado, além de não contaminar o pessoal”, afirmou o criador.

“É por isso que acreditamos que é uma alternativa válida e muito atraente a ser considerada no momento”, afirmou Ledesma.

CGTN

O chamado “Helmet Ecleris” já foi aprovado pelas autoridades de saúde da Argentina e pode ser usado em menos de duas semanas para tratar pacientes com COVID-19 daquele país, que ainda está no meio do combate à doença e aguarda o “pico” de infecções durante julho.

Até que uma vacina seja descoberta, soluções como essa são ideais para proteger as pessoas que cuidam de nós durante a pandemia. Eles merecem fazer seu trabalho com segurança.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Foto destacada: Reprodução/El Clarin.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

1 hora ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

4 horas ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

5 horas ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

24 horas ago

Pessoas que se sentiram ‘excluídas’ na infância costumam desenvolver estas 11 características na vida adulta

Segundo a psicóloga Drª. Alexandra Stratyner, “a infância é um período crucial para o nosso…

1 dia ago

Economia nos cuidados diários: como higienizar seu pet em casa corretamente?

Manter o ambiente limpo e uma boa higienização, além de idas regulares ao médico, são…

1 dia ago