Muitos confundem o conceito dessas duas palavras e acabam tendo dificuldades em escolher sua profissão. Para começar nossa conversa vamos ao conceito de cada uma dessas palavras:
Profissão:
É a ocupação, a atividade que você irá desempenhar. Requerem competências especializadas e formais, que costumam adquirir com uma formação universitária ou profissional
Ex: Médico Cardiologista
Carreira:
“São as sequências de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. A carreira envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais e expectativas e imposições da organização e da sociedade.” ( London e Stumph, 1982 apud FLEURY, 2002)
Ex: Se um médico cardiologista decide que seu caminho é ajudar àqueles que mais precisam, pode atuar como um médico em uma organização como Médicos Sem Fronteiras.
Sendo assim, carreira é um caminho, e profissão é a ocupação que pretendemos com um curso de graduação (ou outro curso profissionalizante). Uma profissão pode dar origem a diversas carreiras, podemos, por exemplo, ter a mesma profissão e carreiras totalmente diferentes.
É muito comum, também, que as pessoas, ao longo da vida, tenham mais de uma profissão e sigam inúmeras carreiras que podem variar de acordo com seus interesses e momento de vida. Então por exemplo, um presidente de empresa para chegar a esse patamar de sua carreira provavelmente ocupou diversas profissões na empresa para ser considerado apto a esse cargo.
O que acontece muitas vezes, e foi noticiado pela VEJA alguns anos atrás, é que os jovens escolhem a carreira sem conhecer a profissão. É importante que a escolha profissional seja baseada no autoconhecimento e no conhecimento da profissão que pretende ocupar, não devemos escolher nossa profissão pelo status que determinada pessoa ocupa, mas sim pelas atividades que ela exerce e pode exercer e quão essas atividades estão de acordo com nossos gostos e valores.
Lembro –me de alguém que queria ser um jogador de futebol, como aqueles grandes, mas ao pesquisar e ver os pros e contras dessa profissão optou por outra que realmente tinha a ver com seus interesses.
Enfim, para estar mais seguro ao escolher a profissão, podemos numerar algumas dicas para conhecer a profissão pretendida:
Espero ter ajudado, até a próxima!
Bibliografia:
FLEURY, Maria Tereza Leme. As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…