A conclusção do exame de insanidade mental de Andréia Freitas de Oliveira, acusada de tirar a vida do filho Gael, de três anos, é que ela sofre de transtornos psiquiátricos. A mulher está presa preventivamente.
Segundo o laudo anexado ao processo judicial, Andréia sofre de “transtorno dissociativo”. O distúrbio faz com que o doente apresenta alterações na consciência, na identidade, na memória, na percepção do ambiente e no controle de movimentos e do comportamento. A pessoa se distancia, involuntariamente, da realidade e depois tem dificuldades para se lembrar dos acontecimentos.
O documento, que foi assinado pelo perito Richard Rigolino, do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), conclui ainda que Andréia estava, por ocasião do crime, “privada de sua capacidade de compreensão e volição, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito” dos seus atos.
A recomendação do perito é que a mulher receba “tratamento psiquiátrico compulsório em regime de internação, em vista do caráter imprevisível e episódico do transtorno, com encaminhamento posterior para tratamento semi-intensivo de manutenção”.
Sobre o crime
De acordo com a denúncia do Ministério Público de São Paulo, o menino Gael faleceu no dia 10 de maio de 2021 após ser vítima de agressões no apartamento da família. Ele vivia com a mãe, a irmã dele de 13 anos e a tia-avó de Andréia, de 73 anos. Testemunhas relatam que a mãe do menino teria tido um surto psicótico e cometido o crime sem nenhum motivo aparente.
O garoto foi encontrado desacordado na cozinha pela tia-avó. Ele foi levado à Santa Casa de São Paulo, mas não resistiu aos ferimentos. No dia seguinte, a mãe do menino foi presa pela Polícia Civil.
A defesa da mãe havia dito na época que Andréia não se lembra do que aconteceu na noite em que o filho faleceu.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Isto É.
Fotos: Arquivo pessoal/ Reprodução.
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…