Catarse emocional

Quando as emoções nos bloqueiam e nos saturam, tentamos colocar o autocontrole. Eles nos ensinaram que não é bom chorar ou que nos vejam mal. E é por isso que tentamos nos apresentar a todos os outros, felizes, fortes, embora dentro de nós estejamos prestes a explodir e nos sentimos vulneráveis, fracos…

Tentamos esconder o que sentimos, reprimindo-nos e vivendo como se não estivéssemos o que sentir, ou seja, negando a si mesmo.

Quando tudo explode

E assim chega o dia, catarse emocional, aquele dia em que não posso mais, me sinto cansado, exausto, querendo deixar tudo, e então transbordo, minhas emoções se soltam, não consigo controlá-las, surgem sem permissão, e eu me sinto muito mal …

Ao mesmo tempo, meu corpo responde fisicamente dolorido, com doença, mostrando reações físicas, desconforto … Essa é a catarse emocional, quando sofro um colapso emocional, minhas emoções me bloqueiam, me paralisam, não posso mais ser forte e contê-las, sinto derrotado, pequeno, como se o mundo fosse um lugar perigoso para mim, tudo me dói e me causa dor, ninguém me entende …

É precisamente este momento catártico que quis evitar durante muito tempo, durante o qual me mostrei forte, impassível, corajoso e por isso consegui o “autocontrolo”, tão necessário para me sentir equilibrado. No entanto, com o tempo, todos os contêineres acabam se enchendo e isso tem que acontecer.

Como alcançar a catarse emocional

Se analisarmos e observarmos a “explosão emocional”, perceberemos que ela não surgiu do nada, mas por um tempo imprevisível estive “segurando” e não permitindo que meus sentimentos mais profundos emergissem, alguns deles inconscientes. Portanto, poderíamos dizer que, se ele negasse, se não permitisse que eles saíssem, na realidade, ele não os aceitaria.

E se continuarmos mergulhando, poderemos descobrir pensamentos de “auto-exigência”, como “eu tenho que ficar bem”. Portanto, eu reabasteço, escondo minhas emoções mais profundas e “graças a isso”, eu poderia continuar vivendo com a “falsa” sensação de controle e equilíbrio.

Evitar a catarse emocional

Essa explosão catártica é necessária para a “saúde emocional” se atingirmos esse nível de negação emocional. No entanto, é sempre mais saudável não chegar aqui.

Para isso, a primeira emoção ou sentimento, deixe-me viver em toda a sua expressão, aceitando que “Eu sou humano e tenho emoções”, valorizando-os como parte de um processo de aprendizagem, crescimento, mudança e maturidade.

Portanto, é necessário encontrar maneiras saudáveis ​​de expressar emoções, que não sejam prejudiciais para a própria pessoa ou para os outros. É necessário tirar essas emoções, expressá-las, gritá-las, dizer-lhes, chorar … E livrar-se delas. Toda repressão é negativa, faz as emoções crescerem dentro de nós com mais intensidade e dor. Bem, eles não estão resolvidos.

Toda expressão “controlada” é terapêutica, libertadora. E isso significa aceitar emoções, falar sobre elas e não escondê-las. Nós chamamos isso de inteligência emocional.

Portanto, é essencial para perder o medo de sofrer, sentir vulnerável a outros, já que a maior dor não é expressa, e aumento da vulnerabilidade é a pressão para esconder e não ser você mesmo.

Editado de lamenteesmaravillosa

Foto de Jeremy Perkins no Unsplash






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.