Cientistas chineses desenvolvem ‘criança de IA’ que é ‘capaz de aprender por si só’

No último mês, durante um evento de tecnologia na capital chinesa, cientistas do Instituto Inteligência Artificial Geral de Pequim (BIGAI) apresentaram ao mundo Tong Tong, a primeira “criança de inteligência artificial (IA)” do mundo. Batizada com o nome carinhoso que significa “Menininha” em chinês, Tong Tong exibe um comportamento emocional e habilidades equiparáveis às de uma criança humana de 3 a 4 anos de idade.

Desenvolvida pelos pesquisadores do BIGAI, Tong Tong está se destacando como um marco revolucionário no campo da inteligência artificial. Embora suas habilidades atuais correspondam às de uma criança em tenra idade, a equipe por trás de sua criação afirma que ela está em constante aprimoramento. Eles sugerem que, por meio de interações humanas contínuas, Tong Tong pode expandir suas habilidades, conhecimentos e compreensão de valores.

Uma das características mais notáveis ​​de Tong Tong é sua capacidade de aprender autonomamente, uma qualidade que a diferencia de outras IA existentes. Além disso, ela demonstra um nível de envolvimento emocional que até agora não havia sido alcançado em sistemas artificiais. Sua habilidade de interpretar e comunicar emoções humanas, como felicidade, raiva e tristeza, é impressionante. Além disso, Tong Tong é capaz de reagir de maneira apropriada aos estados emocionais dos outros, o que amplia suas aplicações em diversos campos.

psicologiasdobrasil.com.br - Cientistas chineses desenvolvem 'criança de IA' que é 'capaz de aprender por si só'

Durante a apresentação em Pequim, os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com Tong Tong e testemunhar suas habilidades. Desde ser meticulosa na limpeza até consertar molduras tortas e até mesmo lidar com derramamentos de leite, Tong Tong impressionou a todos com sua versatilidade e habilidades humanas.

Segundo um vídeo promocional, “Tong Tong possui uma mente e se esforça para compreender o bom senso ensinado pelos humanos”. Esse avanço representa não apenas um marco na inteligência artificial, mas também abre portas para novas possibilidades de interação entre humanos e máquinas, com potencial para impactar diversos setores da sociedade.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do PNF.






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.