Recentemente, pesquisadores da Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard conseguiram criar um olho artificial inspirado no funcionamento de um olho humano natural.
O implante tecnológico pode ser uma revolução, especialmente para aqueles que perderam membros ou partes do corpo porque, em alguns casos, os membros substitutos podem ser melhores que os originais.
Para criar esse olho artificial, os pesquisadores decidiram se concentrar em imitar perfeitamente o funcionamento de um olho normal. Isso significa que é capaz de controlar três dos fatores que afetam a qualidade da visão: foco, astigmatismo e osciloscópio ou sensação que os objetos se movem.
A chave essencial para esse desenvolvimento está nos materiais metálicos com memória, que podem mudar em tempo real, assim como os músculos dos nossos olhos. O resultado é uma lente plana que, à primeira vista, parece uma lente, mas tem tudo o que você precisa para capturar e modificar a imagem conforme necessário.
Segundo os pesquisadores, as nanoestruturas usadas nas lentes são tão pequenas que a densidade de informações em um objeto é absurda. Isso significa que os pesquisadores tiveram que desenvolver um algoritmo que reduz o tamanho das imagens produzidas, a fim de conectar a lente aos modernos dispositivos de computação.
Ao contrário do olho humano, esses “músculos artificiais” podem ser manipulados de maneira a corrigir distorções na imagem, como o astigmatismo. Portanto, uma possível utilidade para o projeto seria o desenvolvimento de lentes inteligentes que ajudem nossos olhos a se adaptarem.
O projeto também busca inserir câmeras móveis, pois o potencial para obter um zoom ótico e um foco automático de maior qualidade em menos espaço seria possível.
A lente ainda está em desenvolvimento e, para que possamos vê-la em breve nos mercados, primeiro será preciso melhorar sua funcionalidade e aspectos do consumo de eletricidade, como tensão.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de
Fotos: Reprodução.
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…
A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!
"Qual o problema a pessoa não ter cabelo?", questionou a cantora nas redes sociais.