Cientistas da Universidade da Califórnia desenvolveram um produto que pode representar uma verdadeira revolução na vida de milhões de pessoas que vivem com diabetes. Trata-se de uma colher capaz de adoçar os alimentos sem a necessidade de adição de açúcar.
O produto, que foi chamado de Sugarware, possui ondulações na parte inferior que aumentam a área de superfície que tem contato físico com as papilas gustativas em nossa língua. Essas ondulações são cobertas por uma camada de moléculas chamadas ligantes – substância química que interage com receptores específicos nas células para iniciar uma resposta fisiológica. Segundo os pesquisadores, a ligante usada na Sugarware é retirada do açúcar e grudada na colher.
O talher criado pelos cientistas então é capaz de estimular receptores de doçura específicos nas papilas gustativas, sem a necessidade de ingerir açúcar de verdade. Ou seja, a Sugarware engana o cérebro, nos fazendo pensar que estamos comendo algo doce. A língua detecta o açúcar, mas o que dá o gosto doce — ou seja, o ligante — está preso à colher, e não na comida ingerida.
O principal objetivo dos cientuistas ao desenvolver o projeto era atender às necessidades de pessoas com diabetes ou que desejam reduzir o consumo de açúcar.
De acord com Carolyn Chiu, membro da equipe Sugarware e estudante da Universidade da Califórnia, o produto pode substituir até mesmo o uso de adoçantes artificiais — há evidências científicas de que eles podem ter um efeito negativo na microbioma intestinal.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações d’O Globo.
Imagem de capa: Divulgação.
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?