Cientistas da Universidade da Califórnia desenvolveram um produto que pode representar uma verdadeira revolução na vida de milhões de pessoas que vivem com diabetes. Trata-se de uma colher capaz de adoçar os alimentos sem a necessidade de adição de açúcar.
O produto, que foi chamado de Sugarware, possui ondulações na parte inferior que aumentam a área de superfície que tem contato físico com as papilas gustativas em nossa língua. Essas ondulações são cobertas por uma camada de moléculas chamadas ligantes – substância química que interage com receptores específicos nas células para iniciar uma resposta fisiológica. Segundo os pesquisadores, a ligante usada na Sugarware é retirada do açúcar e grudada na colher.
O talher criado pelos cientistas então é capaz de estimular receptores de doçura específicos nas papilas gustativas, sem a necessidade de ingerir açúcar de verdade. Ou seja, a Sugarware engana o cérebro, nos fazendo pensar que estamos comendo algo doce. A língua detecta o açúcar, mas o que dá o gosto doce — ou seja, o ligante — está preso à colher, e não na comida ingerida.
O principal objetivo dos cientuistas ao desenvolver o projeto era atender às necessidades de pessoas com diabetes ou que desejam reduzir o consumo de açúcar.
De acord com Carolyn Chiu, membro da equipe Sugarware e estudante da Universidade da Califórnia, o produto pode substituir até mesmo o uso de adoçantes artificiais — há evidências científicas de que eles podem ter um efeito negativo na microbioma intestinal.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações d’O Globo.
Imagem de capa: Divulgação.
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…