É um engano pensar que o alecrim é apenas um tempero para certas receitas: apesar de a planta ser muito especial para dar sabor e aroma aos alimentos, o alecrim pode ser um verdadeiro remédio, com um efeito especial na nossa memória e contra o envelhecimento do nosso cérebro. Aqui está o que uma pesquisa da Universidade de Northumbria, na Inglaterra, mostrou: tomar uma infusão de alecrim pode aguçar nossa memória e melhorar a capacidade funcional do cérebro.
De acordo com o teste da universidade, um copo de água de alecrim por dia pode: aumentar nossa capacidade de memória em até 15%; isso graças a um dos compostos presentes na planta, o ecaliptol. Também atua como antioxidante e é capaz de reduzir a inflamação do sistema nervoso, prevenindo o envelhecimento; E se isso não bastasse, o alecrim tem as propriedades e os efeitos de um diurético natural, que aumenta a produção de urina, ajuda a diluir e eliminar líquidos e toxinas retidas no corpo, desinfetando e melhorando a saúde em geral.
O preparo da infusão de alecrim é simples e fácil, feito com nada mais do que dois copos d’água, uma panela e duas colheres de sopa de alecrim fresco ou uma colher de sopa de folhas secas. Após ferver a água, basta colocar as folhas na água fervente, mexer e retirar do fogo. Deixe a mistura esfriar e descanse por 12 horas, depois filtre em uma peneira ou filtro de café e sua água de alecrim estará pronta, além de seu cérebro agradecer por muito mais tempo.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…
Estudos recentes e a psicologia nos ajudam a entender por que algumas pessoas são capaz…
A psicologia pode ajudar a entender o que está por trás desse hábito que desperta…