COLABORADORES

A cilada dos pensamentos automáticos negativos.

Falamos muito sobre o poder e a força dos nossos pensamentos e sabemos que são chaves de muitas portas. Temos alguns pensamentos, que acontecem de forma natural e espontânea, logo, não conseguimos controlar. Os chamamos de pensamentos automáticos e podemos cair em uma grande cilada ou em um círculo vicioso, quando eles são negativos.
Somos imbuídos de crenças nucleares, ou seja, fontes básicas de nossa construção como indivíduos. Assim, acreditamos fortemente em verdades nossas, que são formadas de acordo com as experiências que enfrentamos.
Dessas crenças surge nossa linguagem de pensamento. Muitos destes pensamentos são automáticos, tão instantâneos e por vezes diários, que não controlamos e agimos de acordo com esse arcabouço de certos e errados a determinadas situações, julgando as verdades a partir do nosso próprio constructo social.
Sem perceber, conscientemente ou não, mandamos as informações do tipo “não consigo”, “não mereço”, “tudo dá errado comigo” para o nosso cérebro. Consequentemente, nossos comportamentos são direcionados para um desfecho emocionalmente já armazenado e com esta conotação negativa.
Muitas vezes encontramos pessoas, que são tão submersas de pensamentos negativos, que automaticamente justificam os acontecimentos fracassados com frases do tipo “eu já sabia que ia dar tudo errado”. O pior é que de fato o “errado” acontece, justamente em razão de que o pensamento produz uma emoção, que é direcionada para um comportamento esperado.

Há ciladas nos pensamentos automáticos negativos, já que nos conduzem por atração aquilo que pensamos.E como perceber que estamos incorrendo em pensamentos automáticos negativos? Observando.
Observar e identificar não trará a ausência de pensamentos automáticos negativos, mas ajudam a reformular e equilibrar o que pensamos, na tentativa de não nos sabotar. Então, registre os pensamos automáticos, racionalize os mesmos e questione-se sempre.
Perceber e sentir são passos fundamentais que auxiliam a mediar os pensamentos. Devemos questionar as próprias verdades, reconstruindo as crenças e se abrindo para um mundo de possibilidades, onde podem não existir certos e errados, apenas diferentes pontos de vista.
Poderemos assim, de alguma forma transformar nossos pensamentos e emoções, já que aceitando quem sou, posso modificar como me comporto.

Thyara Fernandes

Pós-graduada em Direito Público, hoje estudante de psicologia e apaixonada pelo curso. Casada, servidora pública e uma leitora feliz de sites e livros. Desejo seguir uma nova carreira na psicologia ou aliar os conhecimentos jurídicos já adquiridos e adorados.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago