Ciúme: eita, será que existe menos ou mais?

Por Marta Batista, psicóloga

O fato de sentimos ciúme é devido ao nosso sentimento de posse ou insegurança. Faz parte da natureza humana e parece, quase sempre, mais forte do que nós, porém, não é. Ou seja, controlar os ataques de ciúmes é mais fácil do que imagina e vale a pena o esforço – a bem da sua sanidade mental e a bem do amor entre o casal… caso contrário, pode ser o início do fim de qualquer relação, é difícil tanto para o homem quanto a mulher este sentimento que atormenta a relação. Mas se mesmo assim você gostaria de sentir menos ciúmes, eita será que existe menos ciúme? Pois até você mesmo percebe que é ruim para a relação com a sua(eu) gata(o), você deve, primeiro, se questionar porque tem ciúmes.

Sentir ciúmes, como já foi dito, não é um problema, desde que não seja exagerado, vire uma obsessão para você. No entanto, o pior ainda são os resultados desses seus ciúmes, você acaba brigando com o(a) parceiro(a), se estressa, cansa das discussões inúteis, sente que a sua relação está ficando desgastada, que a pessoa se irrita quando você mostra ciúmes, etc.

Ou seja, o pior efeito de sentir ciúmes é todo o tempo que se perde falando sobre ele. Se você deseja se livrar disso, a primeira coisa que deve fazer é treinar o autocontrole. Quando você estiver com a pessoa, faça um esforço para não repetir as mesmas situações que são fomentadas pelo seu ciúme. Se a pessoa conta como foi o seu dia, por exemplo, e você sempre pergunta  se viu alguém diferente do normal, e se isso é uma mostra do seu ciúme, comece a se controlar para não fazer mais essa pergunta.

Lembre que devemos ter a nossa individualidade e deve ser respeitada ou você confia ou não, mas você não tem o direito de atormentar a vida da pessoa com a sua insegurança, lembre-se a pessoa esta com você é por que gosta, caso contrário seria diferente.

Comece tentando ocupar a sua mente, faça exercício, procure um(a) psicólogo(a), comece a se amar. Uma dica muito importante: – Quando estamos livres nos sentimos preso e quando estamos presos nos sentimos livre.

Recite na frente do espelho todos os dias “EU AMO E SOU AMADA(O),  você e as pessoas em sua volta irá perceber a sua atitude.

Marta Batista

Psicóloga Clinica/Hospitalar Especialista em Neuropsicologia. Trabalha na profissão há mais de dez anos. Ministrou aulas em uma instituição de Ensino. Atualmente trabalha em dois hospitais e tem um consultório em Recife- PE , onde realiza atendimento aos sábados. Contato: martabsn4.1@gmail.com

Recent Posts

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

1 dia ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

1 dia ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

1 dia ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

2 dias ago

Pessoas que se sentiram ‘excluídas’ na infância costumam desenvolver estas 11 características na vida adulta

Segundo a psicóloga Drª. Alexandra Stratyner, “a infância é um período crucial para o nosso…

2 dias ago

Economia nos cuidados diários: como higienizar seu pet em casa corretamente?

Manter o ambiente limpo e uma boa higienização, além de idas regulares ao médico, são…

2 dias ago