O ciúme é uma emoção humana universal, fazendo parte da constituição do sujeito. Todo mundo já sentiu ciúme em algum momento da vida.
Podemos descrever o ciúme romântico como um complexo de emoções e pensamentos que resultam (ou não) em uma atitude que visa proteger o relacionamento e eliminar riscos da perda do amor.
Já o ciúme patológico é feito de pensamentos irracionais e perturbadores e ameaça a estabilidade e a qualidade de um relacionamento íntimo valorizado. Quando o ciúme torna-se obsessivo existem desconfianças frequentes e infundadas, possessividade e agressividade.
A fantasia de possuir um rival (real ou imaginário) pode acarretar na necessidade de controlar os pensamentos e comportamentos do parceiro (a), no delírio de infidelidade, em comportamentos compulsivos de verificação e checagem (seja de roupas, celular e outros pertences da pessoa ou até mesmo vigiando-a e seguindo-a). Sendo assim, nenhuma confissão, explicação ou prova de inocência do parceiro (a) é suficiente.
A obsessão de preservar o relacionamento pode estar associada à insegurança, imaturidade, sentimentos de inferioridade e a falta de apego afetivo seguro com os pais da infância.
O sujeito acometido pelo ciúme patológico pode apresentar estrutura emocional sensível, vulnerável, com baixa autoestima e dificuldade em ser assertivo. Geralmente trata-se de alguém que requer demonstrações de amor constantes, com alto nível de dependência. E, em determinados casos o ciúme patológico pode contemplar o desejo de ser infiel projetado no outro.
Por fim, o ciúme obsessivo pode conduzir o relacionamento ao divórcio ou separação, ou trazer prejuízos ao casal em todos os aspectos (afetivo, sexual, familiar) e mais ainda ao funcionamento pessoal e profissional do sujeito que sofre deste mal, podendo leva-lo a atitudes de raiva excessiva, ameaças e agressões.
O primeiro passo para melhorar esta situação é adquirir uma consciência crítica da irracionalidade das preocupações e buscar ajuda para compreender seus sentimentos e emoções. Afinal, um relacionamento deveria nos fazer crescer e evoluir e não adoecer!
Imagem de capa: Antonio Guillem/ shutterstock
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…
Segundo a psicóloga Drª. Alexandra Stratyner, “a infância é um período crucial para o nosso…
Manter o ambiente limpo e uma boa higienização, além de idas regulares ao médico, são…