Claire Foy, conhecida por interpretar a rainha Elizabeth II nas primeiras temporadas de The Crown, está sendo perseguida por um stalker e teme pela própria vida e pela segurança de sua filha.
A atriz de 38 anos foi à Justiça contra Jason Penrose, um homem de 49 anos que chegou a ir até a sua residência e enviou mais de 1000 emails para a sua agente com ameaças entre 19 de fevereiro de 2021 e 7 de fevereiro de 2022, como informa o The Independent.
Penrose é julgado pelo crime de perseguição, cuja sentença máxima é de 10 anos de prisão, sob a Lei de Proteção contra Assédio de 1997.
No Tribunal de Magistrados do Tamisa, um promotor acusou Penrose de tocar repetidamente a campainha da casa de Claire em 17 de dezembro do ano passado. Naquela noite, o interfone da porta foi atendido pela filha dela, e Penrose disse: “É Jason, estou do lado de fora”.
O comportamento do acusado tem feito a vítima perder o sono. Ela inclusive evita compartilhar sua localização nas redes sociais temendo ser rastreada pelo fã obcecado. “A senhora Foy foi alvo do Sr. Penrose em um comportamento persistente, indesejado, fixado e obsessivo que era intrusivo devido às suas crenças delirantes. O senhor Penrose estava alegando que ela estava interessada nele romanticamente e ele acreditava que ela gostaria de estrelar um filme que ele estava planejando fazer”, disse o promotor Varinder Hayre.
Nos emails endereçados à agente de Claire Foy, o assediador afirmava ser um roteirista com um contrato de 20 milhões de dólares com a Warner Bros. e que queria contar com a atriz em seu filme de ficção científica. Ele ainda tentou contato com ela através do LinkedIn e do Instagram, e até com a irmã da atriz por email.
“Suas tentativas implacáveis de entrar em contato comigo são tão traumáticas. Toda vez que eu acho que isso está resolvido, não está. Sinto que não há nada que o impeça de entrar em contato comigo. Ele afetou todos os aspectos da minha vida”, lamentou a atriz em uma carta escrita ao tribunal. Ela ganhou uma ordem de restrição contra Penrose.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da Veja.
Foto destacada: Robert Viglasky/Netflix.