Por Fabrício Sagi
Nem sempre em um diálogo apresentamos a postura adequada para o momento. Dominar um determinado assunto pode fazer com que pessoas falem muito, deixando de ouvir e abrir espaço para outras opiniões. Quando isso acontece, é preciso saber parar e escutar verdadeiramente, propiciando um diálogo produtivo. Para ajudar você a ter uma comunicação eficaz, separei algumas dicas importantes:
Postura em diálogos: em uma conversa, seja no ambiente pessoal ou profissional, é muito importante apresentar ideias sobre as decisões que estão sendo discutidas. Entretanto, é importante ser flexível e respeitar o ponto de vista de outras pessoas envolvidas, de forma ética.
Discordando ou concordando: mostrar atenção com o que os outros têm a dizer é algo que diz muito sobre quem você realmente é. Mesmo discordando da outra pessoa, espere a conclusão do pensamento e pontue suas observações no momento em que a palavra for direcionada a você.
Um fala, o outro escuta: procure equilíbrio em uma conversa. Faça perguntas sobre o tema em questão, mantenha uma postura adequada e motive a troca de ideias, respeitando o tempo que a outra pessoa expõe argumentos.
“O sabe tudo”: controle a vontade de expor todo seu conhecimento de uma vez só. Se perceber que você sabe mais do que a outra pessoa sobre um determinado tema, seja ponderado nas correções e interrupções. Uma conversa tem que ser benéfica e proveitosa para ambos para que haja uma troca de informações.
Certifique-se que foi compreendido: um dos pontos principais em uma comunicação eficaz é verificar se a transmissão da ideia foi bem sucedida, ou seja, se você se fez entender e se a pessoa captou exatamente a sua mensagem.
sobre o autor
Partner da SBCoaching Empresas, com especialização em Business Coaching, por meio de metodologias cientificamente validadas e desenvolvidas por Brian Tracy – um dos maiores especialistas em coaching do mundo, é também master coach, executive, positive, career e life coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Fabrício desenvolveu competências e habilidades primordiais de liderança em CEOs, diretores e altos executivos de importantes corporações nacionais e internacionais. Conta com uma sólida vivência nas áreas comportamental e de Gestão de Pessoas, bem como expertise na condução de Programas de Capacitação e Desenvolvimento de Competências e Habilidades de Liderança, conhecimentos que geram resultados maximizados, devido à combinação eficaz com Business Coaching.
TEXTO ORIGINAL DE DELAS.IG
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…
A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!