Quando as crianças crescem, elas começam a criar identidade a partir das vozes que ouvem, as dos pais e professores são geralmente as que têm um impacto mais duradouro. Sem perceber muitas vezes, não estamos cientes dos rótulos que colocamos nos nossos filhos quando eles se comportam de uma determinada maneira. Essa semente que plantamos afetará negativamente suas mentes à medida que crescerem.
As mentes das crianças são frágeis e não têm a capacidade de discernir entre o que é dito em tom de brincadeira ou com raiva e a realidade. Eles tomam tudo literal, são como esponjas que absorvem tudo o que lhes dizemos. As palavras duras que podemos declarar causam danos psicológicos que duram por muito tempo.
Aqui nós mostramos a você alguns dos que são usados que aparentemente são inofensivos, mas causam muitos danos na mente de uma criança.
Essa é a resposta fácil para qualquer pergunta que não queremos explicar. Isso faz com que a criança crie um ressentimento porque não impõe uma resposta lógica. Quando essa criança já pensa por si mesma, ele colidirá com seus pais na luta pelo poder. É muito mais simples explicar que há muitas coisas que se conhece por idade ou por
experiência.
Muitas crianças têm uma personalidade sensível e isso não se traduz em “sensível demais”. Eles geralmente têm reações mais intensas às coisas. É um erro do pai pensar que a sensibilidade se traduz em falta de força. É necessário estimulá-los, porque senão a criança relacionará a sensibilidade e emoções alheias como algo negativo, reduzindo sua capacidade de empatia em relação aos outros.
Quando uma criança precisa de apoio diante de suas primeiras rejeições, a frase “esta é a vida” só lhes trará culpa e frustração quando sentirem que sua experiência não é algo único. Elas ainda não têm inteligência emocional suficiente para perceber que suas experiências não são únicas, devemos validar sua vivência e ensiná-la a se adaptar e superar as adversidades.
Esta frase simboliza a competição direta entre pais e filhos. A criança tentará demonstrar o quanto é bom, mas nunca ficará satisfeito com o que recebe, pois sempre fará isso para mostrar aos outros e não para agradar a si mesmo.
Quando uma criança cai, a primeira coisa que sai da nossa boca é essa frase, para que ele não sinta que o que aconteceu é sério, para evitar medo ou choro. No futuro, pode fazê-los sentir evasão diante da dor ou não reconhecê-la. O importante é que a criança identifique a dor e devemos ensiná-la que isso acontecerá.
O aprendizado dessa palavra é que eles a associam cedo a um insulto. Com certeza, na hora de dizer isso, é porque está te sobrecarregando. Mas é muito mais saudável não insultá-las e explicar-lhes que papai teve um longo dia e que precisa de um pouco de silêncio.
É a forma clássica de manipulação que os pais têm. Com isso os pequenos aprendem que toda vez que se comportam bem eles têm que ser recompensados e no futuro associarão dar algo com um ato interessado.
Que grande responsabilidade é criar um filho e as frases que saem da nossa boca. Mas para manter a calma e entender que eles são pessoas pequenas que com temperança, explicando tudo, vão crescer em um ambiente saudável e aprenderem mais sobre inteligência emocional.
Este texto é uma tradução adaptada de Despierta Cultura
Imagem de capa: Hermes Rivera on Unsplash
"Tê-lo comigo é simplesmente uma prova do amor de Deus”, afirmou a mãe.
Renée Zellweger e Ewan McGregor protagonizam este filme maravilhoso que é baseado em uma cativante…
Jodie Foster dirige dois dos maiores astros de Hollywood neste longa de suspense que não…
Um filme para todos aqueles que sabem apreciar a beleza de uma clássica e emocionante…
O ator Selton Mello, de 51 anos, fez um relato contundente sobre a pressão para…
Dá pra comer bem sem abrir mão do sabor. Confira ideias de substituições incríveis!