COMPORTAMENTO

Com apenas 3 anos, Ophelia tem um QI superior ao de Einstein

Com informações Ciberia // BBC / ZAP

Em média, a população tem um quociente de inteligência de 100. Com os resultados, Ophelia se tornou a pessoa mais nova da história a ter lugar na sociedade de superdotados Mensa, que admite apenas pontuações acima de 132.

Foi aos oito meses que a mãe começou a desconfiar que a Ophelia poderia ser diferente das outras crianças. A menina começou a falar meses antes do habitual e, a partir daí, “começou a dizer o nome das cores, as letras, os números, tudo muito mais cedo do que a maioria das crianças”, explicou a mãe, Natalie Morgan, em declarações à BBC.

No entanto, foi só na creche – já com dois anos – que os pais realmente perceberam o quão avançada estava a menina em relação aos colegas. Foi aí que decidiram procurar um psicólogo especializado, que conseguisse fazer uma avaliação.

“Queríamos saber como podíamos ajudá-la“, diz Ben, o pai. “Não queríamos que se sentisse pressionada, mas, ao mesmo tempo, também não queríamos que se sentisse pouco estimulada”.

Apesar das suas capacidades, Ophelia é uma “menina de três anos como as outras”. O que mais gosta de fazer é “correr, brincar com os primos e saltar em colchões”, conta a mãe. Além disso, adora aprender e experimentar coisas novas.

“É como falar com alguém de 19 anos”, explica o pai. “A Ophelia sabe conversar e acrescenta ideias. Parece perceber as coisas muito mais rápido e se lembra de tudo”.

Lyn Kendall, psicóloga do Mensa britânico explica que as crianças superdotadas são mesmo assim: “Essas crianças começam às cinco da manhã e só param quando vão dormir”, diz.

Elas conseguem processar informação muito rapidamente, têm boa memória e estão mais atentas relativamente ao que se passa à sua volta. Além disso, têm imensa vontade de aprender – e nem sempre os pais conseguem acompanhá-las.

Contudo, para os pais, esta pode ser uma situação difícil de gerir na relação com os outros encarregados de educação, dado que a partilha de feitos ou preocupações “pode soar a vanglorização”, aponta a especialista.

***

Fonte indicada: A Grande Arte de Ser Feliz

REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL

Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

14 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

14 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

1 dia ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

2 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

2 dias ago