1Não IA

Com inteligência artificial, câncer de mama pode ser previsto cinco anos antes

A descoberta de novas tecnologias em possibilitando que novas práticas sejam adotadas na prevenção e no tratamento de doenças. E a mais recente descoberta nesse sentido foi feita por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Massachusetts General Hospital. Eles desenvolveram um modelo para prever o câncer de mama até cinco anos antes de ele se manifestar. Mais um motivo para celebrar e incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico.

A tecnologia foi testada com dados de 2009 a 2012, provenientes de 90 mil mamografias de mais de 6 mil pacientes do Massachusetts General Hospital. Com a ajuda do sistema de inteligência artificial, foram detectados padrões sutis que não podiam ser identificados por humanos nos tecidos mamários, conseguindo antever as chances do desenvolvimento do câncer.

A inteligência artificial desenvolvida pelos pesquisadores previu 31% dos casos de pacientes de alto risco, o que representa uma melhora considerável na prevenção da doença, uma vez que as técnicas tradicionais anteriores podiam prever apenas 18% desses casos. Os métodos anteriores foram criados com base em dados de mulheres brancas, e um estudo publicado no Journal of Women’s Health mostrou que a eficácia dos testes de prevenção deixava de lado a população negra e hispânica.

Por outro lado, agora o modelo criado pela IA foi testado também em mulheres negras, podendo ser mais acessível, embora os testes ainda precisem ser feitos em mulheres indianas e de outras etnias. A tecnologia permitiu ainda conhecer riscos individuais de cada paciente, informações que podem ser usadas para customizar programas de prevenção.
Vale ressaltar que a mamografia tradicional ainda tem base em faixa etária e o exame recomendado ocorre somente a partir dos 45 anos de idade nos EUA. Com o novo método, isso pode mudar: os pesquisadores dizem que a descoberta pode permitir que no futuro as mamografias possam ser usadas para identificar outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e outros tipos de câncer.

A nova tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores de Massachusetts apontam um caminho interessante na prevenção do câncer, doença que vitima tantas pessoas ao redor do mundo. E nós ficamos na torcida para que a ciência e a tecnologia continuem avançando!

***

Redação CONTI outra. Com informações de Revista Galileu

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago