“No futuro você ainda vai me agradecer”. A clássica frase de mãe faz muito mais sentido agora, com a análise dos cientistas da Universidade de Essex, na Inglaterra. Eles descobriram que filhos criados por mães rígidas têm mais chances de se tornarem bem-sucedidos em sua profissão no futuro.
Os testes foram feitos ao longo de seis anos, em que os pesquisadores acompanharam 15.500 meninas, entre 13 e 14 anos de idade. A descoberta mostrou que as jovens acostumadas com um padrão rigoroso de educação dentro de casa e que tinham as famosas “mães chatas”, tinham maior propensão a entraram na faculdade e disputarem altos salários.
Também foi observado que essas meninas criadas de forma rígida apresentavam índices menores de gravidez na adolescência. “Os pais são a primeira referência comportamental da criança, portanto é comum que copiem deles não só o falar e andar, como também atitudes e hábitos de vida. Isso pode nos deixar apavorados ou mesmo robóticos, tentando controlar esse exemplo ou aquele outro, mas a ideia não é essa”, comenta a psicóloga Daniella Freixo.
Ela explica que esse tipo de postura não funciona nem com adultos, muito menos com crianças. “É fundamental percebermos o que há de mais valioso para nossos filhos, a relação de verdade vivida intensamente conosco. Com o exemplo que somos não é diferente, é automático, vivo, inerente”, finaliza a especialista.
Imagem de capa: Shutterstock/num_skyman
TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA
Crescer sem amigos pode ter efeitos profundos no desenvolvimento emocional e social de uma pessoa.
Para os fãs de aventuras e clássicos da literatura, essa é uma ótima oportunidade de…
O sucesso da minissérie Adolescência, da Netflix, trouxe atenção para outra obra marcante da mesma…
O cantor Wesley Safadão deu um tempo dos palcos e foi submetido a cirurgias após…
A psicologia sugere que a pontualidade extrema pode estar ligada a mais do que apenas…
Um filme emocionante que homenageia os esforços pouco conhecidos de mulheres destemidas, oferecendo uma lição…