“No futuro você ainda vai me agradecer”. A clássica frase de mãe faz muito mais sentido agora, com a análise dos cientistas da Universidade de Essex, na Inglaterra. Eles descobriram que filhos criados por mães rígidas têm mais chances de se tornarem bem-sucedidos em sua profissão no futuro.
Os testes foram feitos ao longo de seis anos, em que os pesquisadores acompanharam 15.500 meninas, entre 13 e 14 anos de idade. A descoberta mostrou que as jovens acostumadas com um padrão rigoroso de educação dentro de casa e que tinham as famosas “mães chatas”, tinham maior propensão a entraram na faculdade e disputarem altos salários.
Também foi observado que essas meninas criadas de forma rígida apresentavam índices menores de gravidez na adolescência. “Os pais são a primeira referência comportamental da criança, portanto é comum que copiem deles não só o falar e andar, como também atitudes e hábitos de vida. Isso pode nos deixar apavorados ou mesmo robóticos, tentando controlar esse exemplo ou aquele outro, mas a ideia não é essa”, comenta a psicóloga Daniella Freixo.
Ela explica que esse tipo de postura não funciona nem com adultos, muito menos com crianças. “É fundamental percebermos o que há de mais valioso para nossos filhos, a relação de verdade vivida intensamente conosco. Com o exemplo que somos não é diferente, é automático, vivo, inerente”, finaliza a especialista.
Imagem de capa: Shutterstock/num_skyman
TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…