São notórios nos consultórios de psicanálise o maior número de pacientes mulheres que sofrem com transtornos alimentares, e todas com queixas relacionadas à relação materna, a qual tem um caráter de fusão, não havendo individualidade em cada uma.
Pacientes com obesidade vivem o corpo como certa prisão, afinal, o peso excessivo lhe gera uma série de limitações em seu dia-a-dia, seria a relação materna também uma relação de prisão?

Pensar sobre um corpo obeso é pensar sobre um corpo sem contornos nem limites, que a própria paciente não consegue estabelecer. A incapacidade em lidar com limites como um todo afeta a vida como um todo, no trabalho, social, familiar. Há uma dificuldade em se adaptar, testar os próprios limites, por isso são comuns relatos de pacientes que se submetendo a cirurgias bariátricas passam a ter alterações na personalidade como maior tendência a agressividade. O que acontece é que o modo de gozar em comer até morrer foi proibido, assim houve um impedimento e insatisfação instalados, o que impõe novos limites e um novo modo de lidar com a vida, que lhes parece bastante penoso.

A obesidade revela comportamentos autodestrutivos daquele ser, contudo somente a cirurgia e emagrecimento da pessoa não parecem ser suficientes para lidar com tamanha angústia, por isso é bastante importante o acompanhamento psicológico. O comer compulsivo faz com que o sujeito deixe de lidar com emoções intoleráveis, então se não pode mais fazer isso, como irá lidar? Por isso muitos trocam o vicio em comer por outro, como álcool, cigarro, compras…

O corpo do obeso é grande, mas preenchido por um imenso vazio, quando se torna magro, perde muito peso, mas parece que o peso da vida cai sobre si e ele não sabe como lidar, pois sempre escapou de alguma forma. Pensar sobre o comer vai muito além do peso, pois há também os limites daquele corpo, as angustias que se sentem e as que estão escondidas naquele corpo que só consegue colocar comida para dentro e tem dificuldade em colocar para fora o que sente.

A obesidade é muito mais simbólica, por isso o trabalho de análise é muito interessante para estes pacientes, mesmo os decididos a fazer cirurgia bariátrica. Há que se olhar para tais pacientes em suas subjetividades, o que aquele corpo representa? Sempre foi acima do peso? O que lhe dizer sobre ele? A família também é obesa?

A análise deve ajudar o paciente a lidar com essa pulsão de morte e tentar fazer com que se “recupere a vida” e cuidado consigo mesmo, que talvez a mãe, um dia, não pode dar. Trabalhar a relação com a mãe, com a imagem internalizada dela e essa ligação muito forte, é também um primeiro passo importante.

A psicanálise leva o paciente na direção de si mesmo, localizando seus próprios pontos de fixação e angústia. É comum que os pacientes, ao relatar sua situação, experimentam a falta de palavras e dificuldade em colocar suas angústias para fora, muitos choram bastante. O sentimento de culpa pela má saúde e sentimento de fracasso faz com que o paciente se sinta em constante divida, principalmente com a mãe.

Há muito a se trabalhar sobre cada paciente e suas subjetividades na clínica, muitos resistem a busca ajuda psicológica pelo medo em lidar com a vida que tanto evitam, mas é necessário, afinal há muita dor psíquica instalada.

Imagem de capa: Shutterstock/happykanppy

Mariana Pavani

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago