Uma história que circulou no Sri Lanka esta semana tinha todos os ingredientes necessários para dar algum ânimo a uma nação cansada da pandemia que havia sido pega em um ciclo de dívidas antes mesmo do coronavírus devastar a economia.
O maior aglomerado de safiras do mundo, estimado em US $ 100 milhões ( R$ 515 milhões ), foi acidentalmente descoberto por trabalhadores que cavavam um poço no quintal de um comerciante, noticiou a imprensa.
Os detalhes, relatados esta semana pela BBC, deram a muitos cingaleses algo empolgante e esperançoso sobre o que conversar. No país de maioria budista, famoso por suas joias, muitos tendem a ver a descoberta de espécimes de joias notáveis como espiritualmente fortuito, disse Daya Amarasekara, professora de sociologia da Universidade de Peradeniya, ao sul da capital, Colombo.
“Todo esse tempo, o que ouvimos foram notícias negativas sobre a Covid-19”, disse ela. “Assim, as pessoas são atraídas pelo prazer mental que obtêm com as notícias sobre a joia.”
Mas alguns detalhes da descoberta das joias mostraram-se bons demais para ser verdade. A rocha, embora real, não foi escavada em um poço, mas em uma mina de joias, disse um oficial.
De acordo com o relatório divulgadona terça-feira, trabalhadores encontraram a rocha de safira há mais de um ano, enquanto cavavam o poço em Ratnapura, uma área rica em joias. Uma foto anexa mostrava uma rocha escarpada do tamanho de um pneu de carro.
O relatório identificou o dono da pedra apenas como Sr. Gamage, um comerciante de gemas de terceira geração. Ele disse à BBC que algumas pedras que haviam caído da rocha durante a limpeza foram posteriormente descobertas como safiras estelares de alta qualidade, um tipo de safira conhecida por seu efeito óptico. (Um mineral dentro da gema reflete a luz em um padrão de estrela , um fenômeno chamado asterismo.)
O artigo citou Thilak Weerasinghe, presidente da Autoridade Nacional de Gemas e Joias do Sri Lanka, uma agência governamental, dizendo que era “provavelmente o maior” espécime de safira estrela do mundo.
Mais tarde, Weerasinghe disse ao The New York Times que a rocha havia sido encontrada em 2020 e que ele manteve a notícia em segredo por meses porque a pandemia parecia um momento ruim para vender safiras.
Ele também disse que a rocha havia sido retirada de uma mina de joias, não de um poço, e que ele havia pedido aos jornalistas que ocultassem alguns detalhes de seus artigos por motivos de segurança. Ele estimou as safiras incrustadas na rocha em US $ 100 milhões.
“Será uma grande exposição para um museu ou para quem coleciona joias raras”, acrescentou.
Pelo menos dois meios de comunicação do Sri Lanka relataram corretamente na quarta-feira que as joias foram descobertas em uma mina. “Nossa história é baseada no depoimento de primeira mão do proprietário da pedra, bem como evidências em vídeo de onde foi encontrada”, disse a BBC em um breve comunicado. “Nós defendemos nosso jornalismo.”
Não é incomum que algumas pessoas em Ratnapura tenham poços de gemas de pequena escala em seus quintais. Também não é incomum para as pessoas no Sri Lanka obscurecerem os detalhes de uma descoberta de gema, disse PRK Fernando , presidente da Associação de Gemmologistas do Sri Lanka, um grupo industrial. Notícias sobre essas descobertas às vezes podem desencadear um frenesi de escavações.
“Isso pode ser problemático”, disse ele.
Mas ele disse que a notícia desta descoberta pode ajudar a rejuvenescer uma indústria que lutou durante a pandemia.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de New York Times.
Foto destacada: Reprodução/Arquivo Pessoal.
Esta minissérie de 4 episódios que estreou no TOP 10 da Netflix se baseia em…
Um filme obrigatório a todos os amantes da sétima arte.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…