A Psicologia é mesmo um campo interessante de estudos, pois ela pode ser aplicada em vários contextos e áreas diferentes.
Em qualquer lugar, em qualquer situação que existir uma ou mais pessoas realizando alguma determinada atividade, lá poderá estar a Psicologia explicando como ocorrem as interações e o comportamento dessas pessoas.
Como o Marketing e os negócios são feitos por pessoas, não é surpresa nenhuma que a Psicologia entre em cena para dar os seus “pitacos”, auxiliando o empreendedor a entender melhor como se comporta e como pensa o seu cliente.
Por isso que a Psicologia, com todo o seu suporte teórico, não deixa de ser uma grande aliada para o empreendedor moldar as suas estratégias de Marketing e Vendas.
Contudo, é essa ciência que ajuda a compreender os motivos que levam o cliente a comprar, mostra por que uma embalagem pode atrair mais que as outras e ajudam a ver qual será a estratégia que vai fazer o consumidor entrar na loja e puxar o cartão de crédito.
A Psicologia, portanto, tem muito a oferecer quando o assunto é interagir, persuadir e se comunicar com a sua persona.
Psicologia e o comportamento do consumidor
Basicamente, quando se fala em psicologia no mundo dos negócios, o termo “comportamento do consumidor” aparece brilhando bem diante dos nossos olhos. A compreensão de como o cliente age e pensa é ferramenta essencial para a elaboração de qualquer estratégia.
Por essa razão é que a Psicologia é utilizada para estudar melhor esse comportamento. Como a Psicologia faz isso? Ela conta com alguns conceitos bem interessantes, que levam em conta o uso das cores, frases e técnicas de atração e persuasão.
Quer um exemplo disso? Então imagine uma estratégia para a sua loja online angariar uma maior presença online. Nesse caso, a psicologia mostra que os consumidores efetuam compras virtuais com segurança.
Ou seja, diante de histórias envolvendo golpes e compras malfadadas na internet, é normal que o visitante fique com um pé atrás na hora de investir o seu dinheiro em algo que ele não tem certeza que é de confiança.
Sendo assim, para uma estratégia voltada para e-commerce se tornar eficiente, um dos requisitos é poder contar com um certificado SSL. Esse recurso, que utiliza criptografia para proteger dados e senhas na internet, afeta diretamente a ação de compra.
Entretanto, é graças a esse protocolo de segurança, que uma loja online tem condições de transmitir mais credibilidade para o cliente.
Outro aspecto importante quando o assunto se refere a comportamento do consumidor diz respeito às questões sociais. Os consumidores, de uma forma geral, estão mais exigentes quanto a temas envolvendo sustentabilidade e representatividade, por exemplo.
Por essa razão, se torna fundamental pensar em campanhas publicitárias e conteúdos que mostrem a preocupação da sua marca com essas pautas.
Nesse caso, o Google Trends pode ajudar muito na criação de conteúdo ao mostrar quais assuntos relacionados a essas pautas estão sendo mais pesquisados pelas pessoas.
Os gatilhos mentais – Um dos recursos psicológicos mais usados no Marketing
Em se tratando de psicologia, estratégias de marketing e vendas, não dá para deixar de falar nos famosos gatilhos mentais. Eles são acionados no inconsciente do consumidor quando ele se depara diante de algum anúncio.
Ainda não há um consenso a respeito de quantos existem, mas é possível citar alguns bem conhecidos. Veja alguns dos principais.
Urgência
Você com certeza já se deparou com anúncios do tipo “corra que a promoção é por tempo limitado”. Há também aquele “Adquira já o seu”.
Esses são exemplos típicos do gatilho da urgência, que faz acender lá no inconsciente do consumidor aquela necessidade de se apressar para comprar logo o produto em questão.
Autoridade
O recurso da autoridade é fundamental para estimular a ação de compra. Ou seja, a ideia de que quando alguém entendido no assunto recomenda um produto ou serviço, é sinal de que a coisa boa.
Nos dias de hoje, quando se proliferam Youtubers e formadores de opinião, cada vez mais esse gatilho mental é utilizado.
Sendo assim, uma estratégia interessante nesse aspecto é fazer parcerias com os influenciadores que atuam no mesmo nicho do seu negócio. O apelo que muitos deles possuem diante do público certo incentiva o consumo.
Reciprocidade
Olha o exemplo da Netflix. Depois que o consumidor usufruiu um mês gratuito do serviço, dificilmente ele vai abandoná-lo. Assim é como funciona o gatilho da reciprocidade.
A utilização de brindes, agrados e cupons de desconto no pós-atendimento também é uma forma de ativar esse gatilho. Desse modo, o empreendedor estabelece um elo recíproco de confiança com o seu público de consumidores.
Conclusão
Não é à toa que durante as estratégias de marketing são estabelecidas as personas. Elas sintetizam um perfil básico de quem é e como pensa o seu público prioritário.
Portanto, para ajudar você a se aproximar da melhor maneira da sua persona, a Psicologia aparece trazendo as ferramentas que você precisa.
Imagem de capa: Pexels
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…