Por Jerome Bruner no livro “Introdução e Importância da Estrutura”
“Se se quiser que a criança capte as ideias básicas e fundamentais de um determinado assunto, devemos traduzi-las para a linguagem de suas estruturas interiores (levando em conta seu estágio de desenvolvimento atual). É ocioso tentar fazer a apresentação de explicações formais baseadas numa lógica muito distante da maneira de pensar da criança e vale lembrar que seu desenvolvimento intelectual não é uma sequência cronométrica de acontecimentos, o afetam também influências do ambiente.
É pois possível traçar métodos para o ensino das ideias básicas, em ciência e matemática, a crianças em muito menor idade do que a tradicionalmente aceita. Na idade precoce a instrução sistemática poderá preparar o alicerce das coisas fundamentais, que poderão ser usadas mais tarde, e com grande proveito.
Um professor hábil pode experimentar, tentando ensinar o que, intuitivamente, lhe parece correto para crianças de diferentes idades, corrigindo-se no correr do tempo. O perigo de tal treinamento precoce poderá ser o de que resulte em treinar ideias originais mas distorcidas ou errôneas;”
Imagem de capa: Shutterstock/jakkaje808
Drama emocionante com ator vencedor do Oscar acaba de chegar à Netflix e está conquistando…
Você conversa com seu pet? A ciência revela 5 traços surpreendentes de quem faz isso…
Drama baseado em história real emociona o público e lidera a audiência em vários países…
Após susto em evento, especialista revela perigo oculto por trás do mal-estar de Marina Silva.
Com ação intensa e uma trama envolvente, este filme é a escolha perfeita para quem…
Angelina Jolie brilha em uma história leve e inspiradora sobre redescobrir o que realmente importa.