SAÚDE MENTAL

Como arrumar o quarto caótico pode ajudar na depressão

Duas imagens: o antes e depois da arrumação de um quarto caótico, postadas no site de compartilhamento de fotos Imgur foi o suficiente para abrir um debate sobre depressão. Tudo porque um usuário anônimo deprimido decidiu utilizar a internet para compartilhar suas dores secretas e registrar uma pequena, mas significativa, vitória pessoal. Segundo informações da rede britânica BBC, o usuário publicou as fotos com o título “Eu 1 – Depressão 0!”. Em menos de 24 horas as imagens foram visualizadas mais de 300.000 vezes e geraram respostas de pessoas na mesma situação.

A primeira foto é a mais impactante. No que deveria ser um quarto estão dezenas de garrafas de refrigerante vazias pelo chão. Vários cotonetes usados se amontam. Quase não se vê o chão e a cama está repleta de roupas, papéis e um ursinho de pelúcia solitário.

“Eu sofro de depressão grave e para mim é muito difícil fazer limpeza e outros tipos de trabalho doméstico. Meu quarto está uma bagunça há vários meses porque não consigo reunir forças para cuidar dele. Mas nesta sexta-feira eu decidi finalmente limpá-lo!””, explica a legenda.

A segunda foto é o resultado de três dias de limpeza. “Vocês podem finalmente ver que eu tenho um chão! Eu sei que não é uma grande vitória, mas para mim isso significa o mundo. Eu me sinto tão em paz agora, só queria compartilhar isso com todos vocês”, exclama o internauta, com orgulho.

Muitos dos comentários no post são de pessoas que se identificaram com o sofrimento. “Como alguém que sofre de depressão, isso me deixa feliz? não se dar por vencido!”, disse um deles. Outro comentou “Isso me dá motivação para fazer o mesmo, um caminho a seguir!”.

Outro usuário disse: “Eu sofro de crises de depressão e transtorno alimentar e meu espaço está bem complicado. Isso é inspirador.”

No entanto, nem todos foram gentis. Como não se sabe a identidade, a localização, sexo nem idade do usuário, alguns se perguntaram se o quarto realmente reflete o auge de uma depressão – ou apenas espelha a preguiça de um jovem. “Não se preocupe. Eu não sou depressivo e meu quarto parece o mesmo”, escreveu uma pessoa.

TEXTO ORIGINAL DE VEJA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

6 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

7 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

1 dia ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

2 dias ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

2 dias ago