A tristeza é um sentimento natural e saudável que faz parte do complexo repertório de emoções humanas. Ao longo da vida, todos sentimos tristeza por variados motivos, mas quando ela se torna crônica e dura por um longo período de tempo ou quando perdemos a alegria de viver, é preciso um plano para debelar a melancolia e recuperar a vontade de viver.
Caso contrário, entraremos em depressão, uma condição em que a química do cérebro se altera, e sofremos com um déficit dos chamados “hormônios do bem estar”, como a serotonina e a endorfina.
Felizmente, a tristeza pode ser combatida naturalmente, e neste artigo, mostraremos como:
Os exercícios físicos, sobretudo os aeróbicos, que aumentam a frequência cardíaca, nos fazem sentir muita euforia e bem-estar, antes, durante e após sua prática. Andar de bicicleta, caminhar, correr, nadar, jogar futebol ou praticar qualquer outro esporte regularmente (cerca de 3 vezes por semana) pode ser o que você precisa para dar um adeus definitivo à tristeza. Além disso, o suor ajuda a desintoxicar o corpo, deixando-o mais leve. Você também perderá peso e tonificará os músculos, melhorando a autoestima.
Praticar atividades em grupo é ainda melhor, pois você poderá fazer amigos. Exercitar-se ao ar livre também é um remédio sem igual para proporcionar alegria e bem-estar naturalmente para seu corpo, mente e alma.
Os alimentos industrializados contêm muitos conservantes e outras substâncias tóxicas que diminuem nossa energia e vitalidade, dando a impressão de que estamos sempre tristes. Alimentos cozidos também carecem de nutrientes vivos, que contribuem para a saúde e dão mais energia.
Você pode pesquisar em sites de pessoas adeptas à dieta crudívora para conhecer receitas que usam alimentos crus, e pode consumir mais frutas e vegetais ao natural. Outras sugestões:
— Frutas secas
— Sementes e brotos, como o de bambu
— Alimentos fermentados, como o kéfir ou o chucrute
— Algas
— Cogumelos (não em conserva)
O sistema nervoso e o emocional estão intimamente ligados, tanto que é difícil saber quando a atuação de um termina e quando começa a do outro. Já notou que, quando você recebe uma notícia boa e tem pensamentos positivos sobre o futuro, se sente feliz, e vice-versa? Quando nossos pensamentos se obscurecem, nossas emoções os acompanham.
Para cuidar bem de seu sistema nervoso, diminua o quanto puder o nível de estresse de sua vida. Elimine relacionamentos tóxicos, cuide das boas amizades, reserve tempo para passar com quem você ama, reacenda o romance na sua vida e invista em uma dieta que faz bem para os nervos. Conheça algumas dicas de ingredientes:
— Levedura de cerveja: basta misturar algumas colheres nas vitaminas, sucos, sopas e cremes para notar melhoras.
— Pólen: o pólen pode ser um bom suplemento para quem deseja fortalecer a imunidade e ganhar mais energia.
— Cacau: o cacau puro é rico em nutrientes que regulam o sistema nervoso e contribui para o bem-estar. Consuma com moderação.
— Aveia: além de muito nutritiva, ajuda a diminuir a ansiedade e o nervosismo. A aveia é uma fibra de digestão lenta que favorece o trânsito intestinal, eliminando toxinas do corpo.
Usando óleos essenciais, como de limão, laranja, toranja e abacaxi, massageie-se ou marque uma sessão com um massagista profissional. A prática contribui para a saúde do sistema circulatório, relaxa os músculos e pode ser muito revigorante. Os óleos essenciais cítricos têm propriedades energizantes, que combatem a tristeza e o mau humor. Escolha óleos orgânicos sem substâncias químicas, para que o corpo possa absorvê-los sem efeitos secundários desagradáveis.
Você também pode perfumar os ambientes da sua casa com os óleos essenciais, usando um infusor, um aromatizador de ambientes ou borrifando uma mistura de água e óleos essenciais.
A música boa é aquela de que você gosta e que sente prazer em ouvir. Faça listas das suas músicas preferidas e escute-as enquanto se exercita, enquanto cozinha, relaxa ou caminha ao ar livre.
Não deixe que os modismos ou as opiniões de outras pessoas o afetem. Escolha as canções e músicas que mais ajudem você a se relaxar, cuja letra o inspire e traga o bom humor. Se você tocar algum instrumento, experimente tocar suas músicas preferidas. Vale muito a pena também se esforçar para ir aos shows de seus artistas preferidos.
As cores estão muito relacionadas às emoções. Você já notou que ao entrar em um ambiente de uma determinada cor, seu estado de ânimo também muda?
A cor de laranja, a cor vermelha e o amarelo são cores que nos dão energia, lembram o Sol, a luz e as vibrações mais próximas à Terra, vitalizando nosso corpo físico e nossas emoções. O verde é a cor da natureza, e nos traz harmonia e equilíbrio, ideal para combater o estresse e para equilibrar os momentos de euforia e de tristeza. Para quem desejar paz e bem-estar, a cor turquesa é uma excelente opção, pois nos dá serenidade e aumenta nossa conexão com o divino que há em nós e ao nosso redor.
Use as cores não apenas na decoração da sua casa e ambiente de trabalho, mas também em roupas. Ter um guarda-roupa com todas as cores do arco-íris é um bom investimento na sua saúde emocional.
Imagem de capa: Shutterstock/Paulik
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
Esta minissérie de 4 episódios que estreou no TOP 10 da Netflix se baseia em…
Um filme obrigatório a todos os amantes da sétima arte.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…