COMPORTAMENTO

Como funciona o cérebro das pessoas criativas

Por Cecilia Barría para o site da BBC

Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Isaac Newton, Michelangelo… a lista de gênios da história da humanidade está cheia de personalidades que transbordam criatividade.

Mesmo sem chegar a esse patamar, as pessoas que têm ideias originais em sua vida cotidiana possuem um cérebro diferente dos demais, segundo pesquisa liderada por Roger Beaty, especialista em neurociência cognitiva pela Universidade Harvard.

Assim como a inteligência, a criatividade é algo que todos temos em maior ou menor medida. De fato, para equilibrar o orçamento, planejar as férias ou mesmo mentir, é preciso ter ideias engenhosas.

Pouco a pouco, os cientistas começam a descobrir quais zonas do cérebro se relacionam à criatividade e a identificar processos como ideias espontâneas ou pensamento controlado (aquele que pondera se algumas “ideias loucas” podem chegar a funcionar na vida real).

“Medimos a atividade do cérebro em pessoas que trabalhavam em tarefas que exigem pensamento criativo (por exemplo, pensar em usos diferentes para objetos cotidianos) e descobrimos que os que têm as ideias mais originais demonstraram um padrão diferente em suas conexões neurais”, afirmou Beaty à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC.

Beaty estudou o comportamento das distintas redes neurais de 163 pessoas, por meio de ressonâncias magnéticas funcionais (fMRI, na sigla em inglês). Essa técnica permite obter imagens das atividades em múltiplas áreas do cérebro durante atividades que envolvem habilidade artística e criativa, como pensar “fora da caixa”, falar em linguagem figurativa, improvisar um música, compor poemas ou produzir algo visualmente artístico.

“Conseguimos prever – modestamente – a habilidade criativa de uma pessoa a partir da força de suas conexões neurais no interior de uma mesma rede”, prosseguiu o cientista.

“Em geral, pessoas com conexões mais fortes tiveram ideias melhores.”

As redes neurais criativas

Durante a pesquisa, publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), Beaty identificou que o pensamento criativo ocorre sobretudo no interior de três redes neurais.

São elas: a rede de modo padrão, usada quando o cérebro está gerando ideias e simplesmente imaginando; a rede de controle executivo, ativada para a tomada de decisões e avaliações de ideias; e a rede de saliência, usada para discernir quais ideias são relevantes e para facilitar a transição das ideias entre os modos padrão e executivo.

Essa última rede tem uma função-chave, ao fazer uma ponte entre o mecanismo de geração de ideias e o de avaliação destas.

Em geral, essas redes não funcionam simultaneamente. Por exemplo, quando se ativa a rede de controle executivo, a padrão pode deixar de trabalhar.

Mas a pesquisa sugere que “as pessoas criativas têm uma habilidade maior em coativar redes neurais que costumam trabalhar separadamente”, explicou Beaty. “O cérebro criativo está conectado de uma maneira diferente, e as pessoas criativas são mais capazes de ativar sistemas cerebrais que tipicamente não funcionam juntos.”

Os mais criativos conseguem acessar redes neurais distintas simultaneamente

Treinando o cérebro?

Essas conclusões vão na mesma linha de estudos prévios realizados com mentes criativas como músicos de jazz, poetas e artistas visuais. Agora, Beaty planeja mapear a atividade cerebral em diferentes atividades criativas, das artes às ciências, para entender se é possível “treinar” o cérebro para aumentar a criativdade.

O pesquisador tem destacado, porém, que o pensamento criativo não é necessariamente algo exclusivo de poucos sortudos e que ainda é preciso entender melhor como funciona esse complexo esforço neural.

Ainda assim, disse, é possível treinar o cérebro em determinadas áreas para estimular ideias originais.

“O treinamento em diferentes campos, como a escrita criativa, pode funcionar – em parte – para melhorar a conectividade neural dentro de uma mesma rede”, ensinou.

Imagem de capa: Shutterstock/Kuttelvaserova Stuchelova

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Homem descobre que a proprietária de sua padaria favorita é sua mãe biológica

"Tê-lo comigo é simplesmente uma prova do amor de Deus”, afirmou a mãe.

2 dias ago

Filme encantador disponível na Netflix vai te inspirar a perseguir todos os seus sonhos

Renée Zellweger e Ewan McGregor protagonizam este filme maravilhoso que é baseado em uma cativante…

2 dias ago

George Clooney e Julia Roberts dominam a cena neste suspense eletrizante que está na Netflix

Jodie Foster dirige dois dos maiores astros de Hollywood neste longa de suspense que não…

3 dias ago

A história de amor incrivelmente bela na Netflix que não vai sair da sua memória

Um filme para todos aqueles que sabem apreciar a beleza de uma clássica e emocionante…

3 dias ago

Selton Mello desabafa sobre vício em remédios e anfetamina: ‘Estava drogado’

O ator Selton Mello, de 51 anos, fez um relato contundente sobre a pressão para…

4 dias ago

Coma bem em casa: substituições saudáveis para seus fast foods favoritos

Dá pra comer bem sem abrir mão do sabor. Confira ideias de substituições incríveis!

4 dias ago