Uma emoção é a interação dos pensamentos com as sensações físicas. Para muitas pessoas as emoções se aproximam do medo, já que não sabem como lidar com elas e optam por estratégias, como se distrair com outras atividades para não enfrentar o problema.
As emoções são valiosas, já que oferecem uma recompensa, sempre e quando formos capazes de enfrentá-las de forma eficaz, já que podemos aprender muito sobre nós mesmos e sobre nossas necessidades.
Elas nos ajudam a nos conectarmos com os demais e a conseguir alcançar grandes objetivos, como por exemplo saber lidar com o estresse. As pessoas que sabem lidar com as emoções costumam ter um sistema imunológico mais saudável, não ficam doentes com tanta frequência e têm relações muito mais saudáveis.
Para identificar as emoções, a primeira coisa a se fazer é conhecer o que você está sentindo e escolher entre quatro emoções básicas: raiva, tristeza, felicidade e ansiedade.
Se você tem pensamentos sobre o futuro e sobre o que pode dar errado, com sensações físicas, como batimentos cardíacos acelerados, rigidez muscular e mandíbula cerrada, você deve se perguntar do que tem medo. É uma emoção relacionada à ansiedade.
Com pensamentos negativos sobre o passado, e sensação de cansaço e peso, com possibilidade de chorar e dificuldade para se concentrar, você deve se perguntar o que você perdeu. É uma emoção relacionada à tristeza.
Com pensamentos que se concentram em como você ou seus valores foram atacados, e com sensações físicas similares à ansiedade, aceleração do coração e pressão no corpo, é uma emoção relacionada à raiva.
Com pensamentos que se concentram no que você ganhou, e você tem sensações de calma, sendo possível até mesmo sorrir, é uma emoção relacionada à felicidade.
Quando você reconhecer e compreender suas próprias emoções, assim como as dos seus oponentes, você deve ter em conta os seguintes aspectos para aprender a lidar com as suas emoções:
Imagem de capa: Shutterstock/Rawpixel.com
TEXTO ORIGINAL DE A MENTE E MARAVILHOSA
Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…
Veja como funciona esse 'desligar' da crise no cérebro
Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller
Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…
Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato
E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?