SAÚDE MENTAL

Como nossas bactérias intestinais podem ser usadas para tratar transtornos mentais

Por Carolyn Caroline

 

Os trilhões de bactérias que vivem no intestino humano influenciam o funcionamento do nosso cérebro, nosso estado de ânimo e nosso comportamento.

Cientistas vincularam desequilíbrios nessa comunidade microbial a várias condições psiquiátricas, incluindo depressão, transtornos de ansiedade, autismo, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade social, neurose… e a lista continua.

Novas pesquisas feitas por cientistas da IcahnSchoolof Medicine atMount Sinai, em Nova York, publicadasno periódico eLife, sugerem que a alteração das bactérias intestinais de pessoas doentes pode ajudar a aliviar condições psiquiátricas, além de determinadas transtornos que atacam a mielina no corpo humano.

A mielina forma uma camada protetora em volta dos axônios dos neurônios, aumentando a velocidade com que estes transmitem impulsos elétricos. Quando uma bainha de mielina é danificada, a comunicação entre neurônios é prejudicada, resultando nos marcadores neurológicos e comportamentais de transtornos mentais.

O estudo demonstrou que, quando bactérias intestinais de camundongos deprimidos foram transferidas para camundongos saudáveis, houve mudanças na bainha de mielina do cérebro dos camundongos saudáveis. E eles começaram a praticar os comportamentos de isolamento social que são característicos da depressão.

“Existe uma relação simbiótica entre os dois lados, humano e bacteriano.” Dr. Timothy Lu
Os pesquisadores destacaram o potencial de suas descobertas, em especial para o tratamento da esclerose múltipla. A EM é uma doença autoimune caracterizada por danos à bainha de mielina, e a depressão é comum entre as pessoas que apresentam a doença. Os pesquisadores destacaram que, alterando as bactérias intestinais dos pacientes, os médicos talvez possam melhorar o funcionamento da bainha de mielina e reduzir esses sintomas depressivos.

“O estudo traz a prova do princípio de que metabólitos intestinais têm a capacidade de afetar o conteúdo mielínico, independentemente da composição genética dos camundongos”, disse em comunicado a Dra. PatriziaCasaccia, professora de neurociências, genética, genômica e neurologia na escola de medicina e autora principal do estudo. “Temos a esperança de que esses metabólitos possam ser visados para potenciais tratamentos futuros.”

O momento atual é instigante para as pesquisas sobre o microbioma. Cientistas do MIT estão “pirateando” bactérias intestinais para criar “biótica sintética” – micróbios programados para realizar ações específicas no intestino, como detectar inflamações e criar moléculas anti-inflamatórias. Como os probióticos, essas bactérias vivas poderiam ser tomadas na forma de comprimidos.

“Somos uma espécie de recipiente ambulante dessas bactérias”, disse recentemente ao Huffington Post o Dr. Timothy Lu, engenheiro biológico no MIT que lidera a pesquisa sobre biótica sintética. “Existe uma relação simbiótica entre os dois lados, humano e bacteriano.”

Como exatamente os micróbios colonizam e controlam o corpo humano? Dê uma olhada nesse episódio de “Talk NerdyTo Me” para descobrir.

TEXTO ORIGINAL DE BRASILPOST

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

12 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

13 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

1 dia ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

1 dia ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

3 dias ago