Vivemos  numa sociedade, em que as agressões verbais ocorrem em nossa volta, ou seja, agressões psicológicas que levam o adoecimento das pessoas, um tipo de agressão que visa afetar os indivíduos psicologicamente. É uma violência que acontece em uma relação desigual de poder, em que os agentes exercem autoridade sobre as vítimas, sujeitando-as aos maus tratos psíquicos de forma continuada e intencional.

A maneira como é feita a agressão psicológica provoca adoecimento físico e do mesmo modo gera vergonha, medo, humilhação, estresse e angústia que podem deixar cicatrizes psicológicas profundas. As pessoas que sofrem tortura psicológica muitas vezes precisam de tratamento psicoterapêutico para conseguir superar o trauma que  pode levar ao afastamento da sociedade ou, em casos extremos, conduzir ao suicídio.

Por isso, é importante entender os mecanismos da violência psicológica para ajudarmos as vítimas a libertarem-se desse sofrimento psíquico, especialmente nos casos mais frequentes de coação psicológica contra mulheres, crianças, idosos e trabalhadores, que consideramos grupos sociais mais vulneráveis na sociedade.

A violência  psíquica contra as mulheres ocorre com frequência no ambiente doméstico e de trabalho, praticada por companheiros ou chefes, bem como em qualquer relação interpessoal em que os agressores tenham convívio com as vítimas, uma vez que  os maus-tratos psicológicos são de contorno continuado.

O machismo contra as mulheres as coloca em posição de inferioridade em relação aos homens, se caracterizando por meio xingamentos e atitudes grosseiras, uma violência que acaba com autoestima das mulheres, produzindo adoecimento corporal e mental das vítimas.

Quando os abusos psíquicos contra as crianças são praticados pelos pais ou por aqueles que deveriam ter a função de cuidar delas, as consequências são  desastrosas para o desenvolvimento humano das crianças, podendo levar a déficits mentais. Crianças e adolescentes vivendo sob o mesmo teto dos agressores, com vínculos de dependência e de afetividade, serão reféns contínuos de seus abusadores.

A violência psicológica contra os idosos representam abusos, que abrangem o desprezo, o preconceito e a discriminação, e é por isso que muitos idosos desenvolvem um quadro clínico de tristeza, isolamento, depressão e até mesmo suicídio. Isso pode estar ocorrendo no meio familiar ou nas casa geriátricas, onde os idosos são expostos silenciosamente a essa forma de violência.

O assédio moral no ambiente de trabalho tem como intenção de abalar psicologicamente os trabalhadores, fazendo-os se sentirem incompetentes para realizarem suas atividades. Constantemente os agressores buscam espalhar comentários maldosos, ridicularizar a religião, a raça e o modo de vestir dos trabalhadores expostos a tamanha ofensa psicológica.

A violência psicológica é sútil, geralmente ocorre no espaço privado, prolagando-se por anos. Por medo, as vítimas ficam caladas e  escondidas da sociedade. Mas este tipo de violência também constitui-se como  desumana e degradante – é um crime previsto em lei, passivo de punição criminal e civil.

Portanto, toda pessoa solidária pode  orientar essas vítimas a buscar a proteção dos seus direitos, que podem ser encaminhadas,  na sua cidade da seguinte forma:

  • Crianças e adolescentes –  Conselho  Tutelar;
  • Mulheres –  Delegacia da Mulher;
  • Idosos –  Conselho Municipal do Idoso;
  • Trabalhadores – Ministério do Trabalho ou Ministério Público do Trabalho;
  • Na ausência desses orgãos – Promotoria Pública Estadual.

Fazendo isso, estamos contribuindo para diminuir o sofrimento humano.

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

23 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

24 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago