Se você tem um site, com certeza já ouviu falar em alguma atualização no algoritmo do Google. Algumas acontecem várias vezes todos os anos, como o Core Update. Eles servem para melhorar a experiência de busca dos usuários ao redor do mundo.
E na hora de avaliar quais resultados devem ser exibidos na primeira página, os algoritmos levam em conta fatores como qualidade do conteúdo, autoridade de domínio e experiência do usuário. Para alcançar o primeiro lugar no Google, é importante acompanhar as atualizações dos algoritmos.
Nada mais é do que uma metodologia de classificação das páginas, a qual apresenta o ordenamento dos resultados ao se fazer uma busca orgânica por determinado conteúdo. E ele faz isso a partir de uma série de operações complexas que vai trazer os resultados para o usuário de acordo com a sua autoridade e relevância no assunto. Dessa forma, ele proporciona uma experiência melhor para os usuários.
Todos os anos, o Google passa por várias atualizações, que servem para aprimorar suas regras de classificação de resultados orgânicos. Algumas dessas atualizações mais importantes dos últimos tempos são:
Os algoritmos realizam uma intrincada cadeia de ações para encontrar, organizar e classificar as páginas de conteúdo na web. É assim que eles determinam a ordem em que os conteúdos serão exibidos. Entenda como funciona.
O início de todo o trabalho feito pelos algoritmos é o rastreamento e a indexação. O rastreamento é feito por robôs (Googlebot) que vasculham toda a web em busca de informações em páginas novas ou atualizadas.
À medida que novos conteúdos são encontrados, eles são registrados nos índices do Google e identificados pelos termos que a página apresenta. Assim, quando ocorre uma busca por determinado assunto, o Google procura no seu índice.
Os resultados são ordenados conforme a relevância para cada lead. Para tanto, os algoritmos estabelecem a posição e a ordem na qual cada link, de maneira ordenada e orgânica, aparecerá nos resultados da pesquisa.
Para fazer essa classificação, os algoritmos levam em conta a intenção de busca do usuário. Para isso, ele procura por relações de palavras e significados em frases e termos-chave. Além disso, o Google analisa a experiência da página, a velocidade, os links de outros sites e outros fatores.
Para ter um bom posicionamento orgânico, evite as práticas de SEO black hat, como excesso de palavras-chave, compra de backlinks, esquemas de trocas de links, conteúdos proibidos e outros.
Entender como funcionam os algoritmos do Google é necessário para ter um bom posicionamento orgânico nos resultados de pesquisa. Dessa forma, é possível ser mais estratégico e assertivo na sua estratégia de SEO. Confira alguns fatores determinantes para ter mais visibilidade:
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