COMPORTAMENTO

Como seu filho constrói a própria empatia nos primeiros anos de vida

A empatia é um atributo complexo e diferenciado, e desenvolve um passo de cada vez, como todas as outras habilidades complexas, desde jogar basquete até falar um segundo idioma. Ela se baseia em várias outras conquistas e habilidades de seu filho, como:

1. Conexão com os pais – Seu filho precisa ter um relacionamento seguro, forte e amoroso com você, a fim de desenvolver empatia em toda a sua complexidade.

2. Referenciamento social – Aos seis meses de idade (e às vezes antes), seu bebê está prestando atenção ativamente em suas reações a outras pessoas e medindo suas próprias reações de acordo. Se o bebê perceber que você se sente à vontade com alguém, é bem provável que ele responda bem a essa pessoa. Se você estiver apreensivo com uma pessoa ou uma nova situação, seu bebê pode mostrar sinais de medo ou agitação.

3. Teoria da mente – Quando seu filho se aproxima do segundo aniversário, ele começa a perceber que os outros têm seus próprios pensamentos e sentimentos, e que às vezes são diferentes dos deles.

4. Reconhecimento de si como uma outra pessoa – Mais ou menos na mesma época (entre dezoito meses e dois anos), seu bebê se reconhecerá no espelho, sinalizando que ele se entende como uma pessoa diferente de você e de outras pessoas.

5. Consciência da conexão entre desejos e emoções – Com cerca de três anos, seu filho pode reconhecer os desejos e sentimentos comuns que a maioria das pessoas experimenta e ver como eles estão conectados, com a decepção dos desejos que levam à tristeza ou raiva , por exemplo, ou felicidade resultante de uma agradável surpresa.

6. Capacidade de adotar a perspectiva de outra pessoa – Aos quatro anos de idade, seu filho pode aprender a ver uma situação da perspectiva de outra pessoa. Eles podem olhar para uma situação específica (como assistir um colega de classe se despedir dos pais) e imaginar como eles – e, portanto, seus amigos – podem se sentir no momento.

7. Imaginação do que outra pessoa precisa – Durante o quinto ano do seu filho, ele pode aprender a imaginar que resposta pode ser apropriada e reconfortante, como oferecer a um amigo triste um brinquedo favorito ou convite para um jogo.

8. Partilha emocional – A maioria das crianças de cinco anos emocionalmente saudáveis ​​gosta de falar sobre seus sentimentos, com alguma profundidade. Isso pode ser usado para construir uma ponte para a compreensão emergente dos sentimentos dos outros.

9. A leitura dos sentimentos do outro – Sua criança de cinco e seis anos está pronta para aprender a ler pistas sociais sobre os pensamentos e sentimentos de outras pessoas, prestando muita atenção não apenas às suas palavras, mas também a suas ações, gestos e expressões faciais.

10. Vendo a si mesmo como membro da comunidade – A partir dos cinco anos, seu filho está pronto para se ver como um membro valioso de um grupo. Ao modelar e incentivar a empatia, você os ajuda a aprender a se tornar um membro compassivo de uma comunidade solidária em casa, na escola e em outros lugares.

A empatia não é constante ou previsível em seu desenvolvimento ao longo do tempo. Uma criança pequena pode mostrar profunda compaixão por outras crianças, sendo a primeira a ver quando um colega de classe é emocionalmente carente, por exemplo, e acalma-lo afetivamente, mas depois vai para casa e ri quando um  irmão mais novo sofre uma queda grave. Saber lidar com grandes sentimentos e traduzir de maneira confiável as observações de outras pessoas em comportamento empático requer maturidade e muita prática.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Psychology Today.
Foto destacada: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago